Ciência
11/12/2018 às 07:00•2 min de leitura
A fotógrafa Annie Wang, cujo trabalho é internacionalmente reconhecido, divulgou um projeto recente que mostra sua experiência como mãe de uma forma criativa e muito interessante.
Desde cedo ela soube que não se encaixaria nas definições mais estereotipadas de mãe e quis trazer seu ponto de vista para o projeto, que foi criado e baseado em autorretratos, que, para ela, são a melhor forma de falar sobre maternidade sem cair na autocensura, na culpabilização e no medo de julgamentos.
“Eu, como mulher e mãe, tenho tentado ativamente criar meu próprio eu, em vez de ser passivamente interpretada por um artista masculino, como é o tradicional”, explicou Annie ao Bored Panda.
A fotógrafa fala que enxerga a maternidade como uma jornada complexa e longa, mas que não precisa ser relacionada com sacrifícios e abnegação. Em seu trabalho, ela conseguiu mostrar faces da maternidade através da passagem do tempo, criando uma espécie de “viagem”.
Intitulada “A Mãe Como uma Criadora”, a série representa a mistura da própria Annie enquanto mãe e artista, com a ajuda do seu filho em diferentes estágios de crescimento: “Aqui eu tiro uma fotografia de família a cada ano do meu filho e de mim mesma, e então no ano seguinte eu tiro uma outra foto de nós em frente à imagem prévia”, explicou.
O resultado é uma série que mostra diferentes camadas dessa relação intensa de uma mãe com seu filho, criando um diálogo interessante e poético entre os dois, propondo um jeito diferente de enxergar a maternidade. Confira a seguir e nos conte o que achou dessa ideia:
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!