Ciência
14/12/2018 às 03:00•2 min de leitura
Com 2018 quase acabando, o Instagram destacou algumas tendências do ano e mostrou como a comunidade da plataforma usou a rede social para se expressar de forma criativa. Falando sobre os locais onde as pessoas mais publicam conteúdo na plataforma, a cidade de São Paulo está entre as cinco geolocalizações mais usadas no mundo todo.
Em primeiro lugar está Moscou, na Rússia. Com a Copa do Mundo de futebol desse ano acontecendo no país, os turistas compartilharam muitas fotos e vídeos nos principais pontos da cidade.
No país do futebol e do Carnaval, as tendências de hashtags não poderiam ser diferentes: #copadomundo e #carnaval2018 estão entre as que mais cresceram no ano. E parece que por aqui muitas pessoas gostam de fazer retrospectiva e recordar bons momentos, pois #tbt foi a hashtag mais usada pelos brasileiros em 2018.
No mundo, o GIF de coração do Instagram foi o mais usado nos Stories, enquanto o filtro de corações foi o mais usado na câmera desse mesmo recurso. No Feed, o emoji de coração foi usado em comentários mais de 14 bilhões de vezes.
No Brasil, o amor também foi compartilhado muitas vezes dentro do Instagram. A hashtag #love teve mais de 13 milhões de publicações no país, e #amor também foi uma das mais utilizadas pelos brasileiros em 2018, com 9 milhões de posts.
Para falar das tendências, parece que muitas pessoas também querem relaxar no Instagram: ASMR (sigla em inglês para “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano”) foi a principal tendência do ano, ao lado de outros vídeos relaxantes como aqueles de sabonetes sendo cortados e de slime, uma espécie de massinha que pode ter diferentes texturas, cores e formatos, e que são muito populares no Instagram.
O jogo Fortnite também explodiu entre os adolescentes e #fortnite foi a que hashtag que mais cresceu no mundo todo. E os fãs de K-pop e do grupo BTS mostraram o quanto o gênero faz sucesso com #btsarmy sendo a maior comunidade fandom no Instagram em 2018.
O ano também foi marcado por diversos movimentos sociais importantes que ganharam grande volume nas plataformas digitais. As hashtags de movimentos sociais mais compartilhadas do ano foram #metoo (1.5 milhão), #timesup (597K) e #marchforourlives (562K), o que mostra que o Instagram é uma plataforma poderosa para defender suas opiniões e dar visibilidade a causas relevantes.
Nós também criamos um vídeo que mostra as grandes tendências de 2018, que você pode assistir aqui. Esperamos que essas listas inspirem as pessoas para usarem o Instagram para espalhar ainda mais amor e gentileza nesse fim de ano.
Instagram: tendências, hashtags, e localizações mais usadas durante 2018 via TecMundo