Ciência
15/01/2019 às 11:00•4 min de leitura
Estamos cercados por ela e já quase não nos damos conta, mas a fotografia está em todo lugar. Hoje em dia, tirar uma foto com o aparelho celular é algo bastante banal e comum, mas nem sempre foi assim. O avanço tecnológico desde a criação dos primeiros métodos de registro fotográfico foram gigantescos, dando mais liberdade e praticidade para fotógrafos mundo afora.
Quando a fotografia evoluiu para pequenas câmeras de mão, com rolos de filme, as notícias começaram a viajar bem mais rapidamente. Vimos guerras, movimentos humanitários, novidades e cenas românticas aconterem diante de nossos olhos.
Com a revolução digital, as câmeras passaram a ir (com muito mais frequência) para oceanos, mares, céus e todo tipo de lugar inóspito e aventuras. Mas o que não mudou, mesmo com todo avanço tecnológico, foi a importância do olhar por trás da lente. A sensibilidade de quem está recortando o momento para eternizar uma ação, um olhar ou um ângulo particular.
Henri Cartier-Bresson foi um fotógrafo francês considerado o pai do fotojornalismo. Após a Segunda Guerra Mundial, fundou a Magnum, com os também famosos Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger e David Seymour "Chim". Foi o primeiro profissional a registrar a vida na União Soviética de maneira livre e fotografou os últimos dias de Gandhi.
Robert Capa foi um dos célebres foógrafos de guerra, cobrindo importantes confitos da Europa, Ásia e África. Após a formação da Magnum, registrou momentos épicos, como o Desembarque na Normandia, o Dia D, em 1944. Faleceu durante a Guerra da Indochina, em 1954, ao pisar em uma mina terrestre.
No Brasil, podemos dar destaque para o ex-economista Sebastião Salgado. Durante viagens a trabalho para o exterior, ele pegou gosto pela fotografia a ponto de largar tudo para viver apenas da arte, na década de 1970. Passou por agências importantes, como a Sygma e Gamma e também a Magnum. Atualmente, dedica seu tempo à documentação de causas humanitárias e do trabalho manual em diferentes partes do mundo.
É claro que existem muitos outros profissionais de destaque, então seria impossível falar sobre todos.
Para aprender os princípios essenciais da fotografia, conceitos básicos e dicas, esse Curso de Fotografia Profissional para Iniciantes é um belo início. Além de receber a base para começar a fotografar, Vinicius Waknin ensina a escolher o melhor equipamento, seja um aparelho celular ou uma câmera fotográfica, para registrar o mundo de acordo com seu ponto de vista.
Depois de aprender o básico da profissão, esse curso da Udemy ensina como transformar a fotografia em uma fonte de renda. Dicas e segredos da profissão que só quem já trilhou o caminho pode contar estão no conteúdo 100% online. Em 22 passos transmitidos de maneira simples e prática, é possível aprender a precificar serviços, criar um portfólio e ainda cuidar da identidade visual e do marketing para manter a carreira em alta.
Depois dos cursos e de colocar a teoria em dia, é hora de escolher seu equipamento de trabalho, acessórios e softwares que vão ajudar a viabilizar a carreira na fotografia. Selecionamos alguns modelos que com certeza vão dar um upgrade na arte de eternizar momentos e paisagens.
A camera digital Canon é um modelo DSLR, também conhecido como profissional, e permite o uso de diferentes tipos de lentes. O modelo já vem com a lente EF-S 18-55mm f3.5 - 5.6 III para que você possa colocar em prática o que aprendeu. Tem sistema de foco automático de 9 pontos, faixa de ISO 100-6400 e opção de disparo automático de até 3 fotos por segundo. A Rebel T6 grava vídeos em resolução Full HD e já vem com flash integrado e conexão pronta que permite outros tipos de iluminação.
Pequena e potente, essa câmera une a versatilidade de pequenos equipamentos à qualidade de câmeras profissionais. O usuário pode optar por controle manual total ou modos que ajustam a velocidade e/ou a profundidade de campo para compor registros únicos. O foco automático Fast Hybrid garante imagens nítidas em qualquer situação, e o sistema de lentes intercambiáveis permite diferentes tipos de registro. O visor móvel dá liberdade para explorar diferentes olhares e imagens fora do comum.
O modelo T6i alia a performace profissional a um modo automático inteligente, que permite tirar fotografias sem preocupação. A câmera impressiona em situações de pouca luz, já que o ISO vai de 100 até 12800. O sistema de foco automático cobre 19 pontos e é capaz de capturar até cinco imagens por segundo, ideal para cenas em movimento.
A opção de trocar as lentes é outra vantagem que dá liberdade de criação e garante a qualidade das imagens em qualquer cenário. O flash integrado ajuda nos momentos noturnos, mas há também a possibilidade de utilizar iluminação externa. A câmera grava em qualidade Full HD, e o visor touchscreen facilita o manuseio e a seleção de funções. Para compartilhar as fotos, basta usar o sistema WiFi e NFC integrados.
Com zoom óptico de 35x e ajustes completamente manuais, esse modelo de câmera se destaca para quem quer iniciar na arte da fotografia. Ela também faz macros e imagens panorâmicas 360º com qualidade, enquanto o estabilizador de imagens assegura a nitidez das fotos.
Se a sua onda for aventura ou você procura um olhar de ângulos inusitados, a GoPro Hero 5 é o equipamento ideal. Totalmente à prova d’água (até 10 metros de profundidade), com resolução 4K, essa pequenina enfrenta qualquer situação. A função time-lapse é ideal para capturar momentos de longa duração e trazer um olhar diferenciado para situações corriqueiras.
A função de Estabilização Eletrônica reduz o nível de ruídos por tremores, e a captação de áudio também foi melhorada através de um canal direto com redutor do barulho de vento. O recurso Night oferece adaptação para situações de pouca luz, e é possível eliminar o formato olho de peixe, característico da câmera, com as opções wide, linear, medium e narrow. Para quem vai editar as imagens, é possível registrar em formato .RAW e também fotografar enquanto filma.
Imagens incrivelmente uniformes, com ativação por voz e resistência a todo tipo de aventura. A GoPro Hero 7 é compacta e resistente com qualidade de som e imagem. Na hora da adrenalina, basta falar: "GoPro tire uma foto", para que o momento não se perca. A versão HDR garante cores vibrantes em qualquer situação, além de transmissão ao vivo para redes sociais.
Para quem vai investir em fotografia de produto ou quer um ambiente mais controlado para retratos, um estúdio de iluminação faz a diferença. Fazer fotos de newborns é uma tendência que veio para ficar, e quem tiver jeito com os pequenos com certeza vai faturar. Esse kit vem com duas sombrinhas, um soquete duplo e um suporte de Flash com tripé.
Para finalizar, usar softwares de edição de imagem garantem o resultado final que você e seu cliente esperam de uma produção. A indicação dos fotógrafos é o Lightroom, que permite não só a edição de cores e luzes, mas também a gestão das imagens, com o Adobe Sensei. O sistema de inteligência identifica pessoas retratadas e gerencia a biblioteca para você.
Com o Photoshop, é possível dar asas à imaginação e elevar o nível de suas criações. Ajustar, cortar, editar, remover itens indesejados e transformar uma imagem normal em algo extrardinário está ao alcance das mãos. Com diferentes planos, que se adequam a todas as necessidades, o Adobe Photoshop é a solução para concluir seus projetos.