França cria campeonato oficial de sabres de luz

13/03/2019 às 15:082 min de leitura

Se você é um daqueles nerds que cresceu com a cultura geek e não levanta o popô do sofá para nenhum exercício, a não ser, é claro, para brincar com seu sabre de luz, saiba que você já pode virar um atleta. Na França, agora é possível competir em torneios com a arma mais popular da saga "Star Wars".

A federação francesa de esgrima resolveu incluir a luta com sabres de luz entre as modalidades oficiais do país. É isso mesmo: é possível se inscrever em campeonatos próprios e com regras específicas para esses duelos. As batalhas duram 3 minutos e o primeiro a conquistar 15 pontos vence a partida. Porém, se ambos os lutadores estiverem empatados com 10 pontos, vale a regra da morte súbita, na qual ganha o primeiro que acertar o corpo ou a cabeça do oponente.

A pontuação varia de acordo com a área tocada pelo sabre: corpo e cabeça valem 5 pontos, braços e pernas contam 3, acertos nas mãos contabilizam 1 ponto. No fim de 3 minutos, vence quem tiver mais pontos — isso se ninguém chegar aos 15 antes, é claro.

Duelo com sabres de luz virou esporte reconhecido na França (Foto: Christophe Ena)

A iniciativa é justamente para fazer os jovens trocarem os jogos eletrônicos por esportes que envolvam todo o corpo. Além disso, a ideia de oficializar a luta de sabres de luz tem como objetivo retirar alguns adultos do sedentarismo, principalmente aqueles que cresceram com certo repúdio às atividades físicas.

Outras regras da batalha incluem a necessidade de fazer movimentos semelhantes aos de jedi ou sith, segurando a espada atrás do corpo antes de efetuar o ataque, a fim de fazer da luta um espetáculo mais visual, tal como fazem os combatentes vistos no cinema. Um golpe desferido com o braço esticado, por exemplo, pode não contabilizar pontuação. Além disso, as lutas são realizadas em lugares com pouca iluminação, para as cores dos sabres ficarem bem evidentes e empolgarem os espectadores.

Depois da religião jedi, uma das mais populares na Inglaterra, é curioso notar que o universo Star Wars está se expandindo para muito além dos produtos pop, como filmes, seriados, livros e games, e tomando conta da vida real.

Lutas acontecem em ambientes mais escuros para realçar o brilho dos sabres (Foto: Christophe Ena)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: