Engenheiro da NASA vence preconceito e cria brinquedo famoso

16/10/2019 às 13:002 min de leitura

O Estado do Alabama, nos Estados Unidos, tem uma história de segregação racial muito forte. Por isso, muitos filmes que tratam do tema costumam ter o estado como cenário. Agora, imagine a história de um menino negro, nascido no Alabama em 1949. Tudo para ser mais uma estatística negativa sobre racismo e intolerância, certo? Mas Loonie Johnson, conseguiu encarar todos os desafios, virar engenheiro da NASA e se tornar mundialmente conhecido por ter inventado um brinquedo que ainda hoje é sucesso entre a garotada: a pistola d'água, conhecida como Super Soaker nos Estados Unidos.

Engenheiro e cientista, antes de inventar a pistola que lhe faria conhecido, Loonie atuou em projetos ousados da NASA, como o que pesquisa a energia nuclear como combustível para uma missão que previa chegar até Jupíter. Mas quem diria que seria com um brinquedo que Loonie iria mais se destacar?

Quem conheceu o rapaz ainda jovem garante que ele sempre teve a mente de um inventor. Ainda criança, conseguiu construir um kart do zero e o "rolê" de estreia só chegou ao fim quando o carrinho foi parado por policiais. Um pouco mais velho, Loonie criou seu primeiro robô, Linux, em 1968. O robô foi apresentado em uma feira de Engenharia Júnior na Universidade do Alabama. Ele foi o primeiro estudante negro da Universidade.

Loonie Johnson: engenheiro da NASA e inventor da pistola d'água. (Fonte: Reprodução ATI)

Suas invenções

Durante toda sua vida, Loonie registrou mais de 120 patentes. Criações que surgiram enquanto ainda estava na NASA, antes e depois dela. 

O Super Soaker surgiu depois de um experimento supercientífico: Loonie estava testando um novo tipo de refrigeração que usaria água em vez de substâncias químicas. Para realizar o teste, o engenheiro conectou um bico mecanizado na torneira da pia do banheiro, o que fez com que um grande jato d'água saísse do local. Pronto. A ideia da pistola d'água começava a nascer. Segundo o próprio Loonie, de maneira totalmente acidental.

Isso foi em 1982. A ideia foi tão lucrativa que, apenas em 1991, o Super Soaker rendeu mais de US$ 200 milhões. Até hoje o brinquedo aparece nos rankings de melhores brinquedos do mundo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: