A década acaba em 2019 ou temos de esperar até o fim de 2020?

26/12/2019 às 06:122 min de leitura

Sempre quando chega um ano que termina em 9, as pessoas se questionam se a década em questão termina nesse mesmo ano ou se só terminará com o ano de final 0. A nível de exemplo, agora que estamos em 2019, algumas pessoas dizem que a década de 2010 termina em 2019, enquanto que outras afirmam que termina em 2020. Apesar de toda a polêmica, encontramos uma resposta mais ou menos definitiva para essa dúvida.

Quando começou a polêmica sobre o início e fim de uma década?

A verdade é que os estudiosos da Alta Idade Média adotavam o sistema de numeração romana, que por sua vez não possuía o zero como numeral. Aliás, o zero foi um algarismo criado pelos árabes, sendo introduzido no sistema numérico ocidental apenas posteriormente. 

Fonte:GovernmentCIO Media/Reprodução.

Os defensores de que a década só acaba em 2020

Quem defende essa posição se pauta no fato de que não houve ano 0. Além disso, eles se valem também daquela regra aprendida na época da escola para contabilizar os séculos — pega-se o ano em questão, exclui-se os dos últimos anos e soma-se 1, com exceção do ano o qual termina em 00, aí não se soma 1.

Essa exceção para anos que terminam em 0 serve para dar conta do fato de não ter existido ano 0 e a contagem dos anos começar em 1. Nessa linha de raciocínio, a década de 2020 só se inicia em 2021.

Os partidários de que a década termina em 2019

Aqueles que afirmam que a década se encerra agora em 2019 baseiam-se em uma espécie de convenção cultural que abrange os anos que carregam consigo a década no nome — os anos 90 se iniciam em 1990, os anos 00 no ano 2000 e os anos 10 em 2010. 

É a linha de pensamento presente nos mais importantes veículos culturais.

E qual seria de fato o certo?

De fato não existiu ano 0 e o cálculo dos séculos parte desse princípio para calcular o século atual. Entretanto, essa regra não serviria para as décadas. A razão para isso é bem simples: não se conta as décadas de modo sequencial começando pelo ano 1. Então, podemos dizer que os anos 2010 realmente terminariam em 2019.

Porém, essa é apenas a nossa opinião. Você discorda disso e acha que ano que vem ainda estaremos na década de 2010? Deixe sua opinião aí nos comentários!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: