Dia de Reis: por que as árvores de natal são desmontadas em 6 de janeiro?

06/01/2023 às 07:162 min de leitura

Hoje, dia 6 de janeiro, é comemorado o Dia de Reis. Segundo os relatos cristãos, foi nessa data que o Menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar), que deram ao recém-nascido os presentes simbólicos: ouro, incenso e mirra.

Aqui no Brasil, as festividades da data são bem proeminentes em regiões com mais influência da cultura portuguesa, e em Minas Gerais é um Patrimônio Imaterial do Estado.

Por que as árvores de natal são tradicionalmente desmontadas no dia 6 de janeiro?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecida também como Dia dos Reis Magos, a celebração acontece na madrugada do dia 5 para o dia 6 e inclui bandas de música cantando de casa em casa em honra ao filho de Deus. Já a “Folia de Reis” ou “Reisado” dura de 24 de dezembro até 6 de janeiro e consiste em desfiles bem elaborados.

Tradicionalmente, a Festa de Reis encerra a época natalina. É por isso que todos os enfeites, assim como a árvore de natal, são desmontados nesse dia.

Tradições em outros locais

Na Europa, a data chega a ser feriado em alguns países e as tradições também são um pouco diferentes. Em Portugal, existe um bolo típico, chamado de bolo rei. Dentro dele tem uma fava, e geralmente quem pega a fatia com ela, é responsável por trazer o bolo para a festa no ano seguinte.

(Fonte: Reprodução)

Na Espanha, a festividade chega a ser mais importante do que o Natal, sendo o dia onde os presentes são trocados (diferente de aqui no Brasil, onde a virada do dia 24 para 25 marca a troca de presentes). As crianças espanholas escrevem cartas para os Reis Magos. Aquelas que foram comportadas ganham o que pediram e as que não foram, recebem apenas um pedaço de carvão.

Além disso, durante os desfiles, as crianças deixam sapatos nas janelas cheios de capim ou ervas, para alimentar os camelos dos reis rumando ao Oriente. Segundo as lendas, como retribuição, elas recebem doce e guloseimas.

(Fonte: Bernardo França/Galileu/Reprodução)

Já na Itália, a data marca a chegada de Befana, uma bruxa benevolente que traz doces para as crianças. Outra passagem bíblica comemorada hoje é a Epifania do Senhor, momento no qual Jesus Cristo se autoconclama filho do Criador e seu enviado na Terra.

Uma simpatia popular da comemoração é colocar três caroços de romã na carteira, que podem aumentar a chance prosperidade durante o ano inteiro. Então, não se esqueça de desmontar os enfeites natalinos e se quiser um pouquinho mais de sorte, é hora de procurar uma romã!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: