Artes/cultura
01/02/2020 às 06:00•1 min de leitura
Um artista turco chamado Hamit Hayran firmou novamente o mais recente recorde mundial da maior quantidade de furos esculpidos em um ovo de galinha. O feito foi alcançado com o número surpreendente de 12 mil furos, ultrapassando seu próprio recorde anterior.
Hayran é o primeiro artista turco a ter seu nome na Enciclopédia Mundial de Escultura de Ovos, além de se um dos membros da Fundação Mundial de Escultura de Ovos. Em entrevista concedida à Agência Anadolu, ele disse: “eu bati anteriormente um recorde de 7500 buracos de um artista paquistanês com meus 8708 buracos. Agora bati meu próprio recorde com 11827 buracos”. O artista ainda afirmou que primeiro esvazia todo o conteúdo interno do ovo, com o auxílio de uma seringa, para então iniciar o trabalho.
Hamit Hayran tem 62 anos e desde um acidente de trabalho em 1988, que o tornou incapacitado, voltou seus esforços e se empenhou em conhecer e aperfeiçoar a produção de esculturas em cascas de ovos.
Além dos furos esculpidos para a quebra de recordes, o artista também cria obras de arte, com imagens sob os ovos. Tais façanhas foram fundamentais para que Hayran tenha se tornado um dos mais renomados artistas de escultura em ovo do mundo.