Imagens em vídeo coloridas de Nova York em 1911 são inacreditáveis

Imagens em vídeo coloridas de Nova York em 1911 são inacreditáveis

Último Vídeo

A restauração de cores em fotos e vídeos antigos não são uma novidade. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, esse é um trabalho cada vez mais comum. Um dos vídeos com maior destaque ultimamente foi feito por um Youtuber, Denis Shiryaev, que restaurou um vídeo de Nova York, feito em preto e branco em 1911, transformando-o em colorido. A obra original é da sueca Svenska Biograefteatern e leva o nome de Uma Viagem Pela Cidade de Nova York, pois se trata de um compilado de diversos vídeos feitos pela cidade, em muitos cenários. Um outro Youtuber, Guy Jones, foi quem juntou todas as imagens e disponibilizou-as na plataforma digital.

Denis Shiryaev tratou, então, de transformar o que já era interessante em uma obra ainda melhor. As imagens incolores deram lugar a um vídeo de cores vivas, com resolução em 4k e 60 frames por segundo, tornando o vídeo mais nítido também. Um resultado um tanto quanto expressivo.

O processo só foi possibilitado graças a um software de Inteligência Artificial, chamado DeOldify, que serve para retocar fotos e vídeos usando o chamado Gerador de Redes Adversas (GAN). Nele são usadas duas redes, que se complementam e vão se corrigindo, tornando o vídeo mais colorido e realista.

Experiência já foi realizada com os Irmãos Lumière

No início deste ano um vídeo icônico, reconhecido como um dos primeiros filmes a serem apresentados publicamente, recebeu seu toque colorido também. A Chegada do Trem na Estação La Ciotat, de 1896, foi restaurado e colorido graças à Inteligência Artificial disponível atualmente e ao DeOldify.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.