Max von Sydow, de Game of Thrones e de O Exorcista, morre aos 90 anos

09/03/2020 às 12:282 min de leitura

O ator sueco Max von Sydow faleceu aos 90 anos, no último domingo (8). Com uma carreira construída ao longo de 7 décadas e com mais de 100 trabalhos, entre filmes e séries, ele era um dos maiores nomes da indústria audiovisual.

Nascido em Lund, Suécia, em 10 de abril de 1929, Carl Adolf von Sydow começou sua carreira no filme sueco Bara en mor (Apenas a Mãe), lançado no outono de 1949. Após 8 anos, ele protagonizou O Sétimo Selo, do renomado Ingmar Bergman. Ali, nasceu uma parceria que se repetiu em outras 10 oportunidades, com importantes filmes do diretor sueco, como Morangos silvestres, No limiar da vida e A fonte da donzela.

Em 1973, Sydow apareceu em outro papel importante, o do padre Merrin, em O Exorcista, um dos mais importantes filmes de terror da história. Famoso pela diversidade de seus papéis, ele ainda deu vida ao excêntrico imperador Ming, em Flash Gordon; ao rei Osric, em Conan, o Bárbaro; e ao icônico vilão Blofeld, em 007 — Nunca mais outra vez.

Antonius Block (Max von Sydow) jogando xadrez com a morte (Bengt Ekerot) em 'O Último Selo' - 1957 (Fonte: IMDb/Reprodução)
Antonius Block (Max von Sydow) jogando xadrez com a morte (Bengt Ekerot) em O último selo — 1957. (Fonte: IMDb/Reprodução)

Nas últimas décadas, o ator também participou de importantes franquias da cultura pop. Em Game of Thrones, ele interpretou o Corvo de Três Olhos e, na franquia Star Wars, fez uma breve participação na sequência inicial de O despertar da força. Ele aparece entregando parte do mapa com informações sobre a localização de Luke Skywalker para Poe.

Seu último trabalho foi Echoes of the past. O filme está atualmente em pós-produção e não tem data de estreia confirmada. A trama é inspirada nos eventos reais do infame massacre de Calávrita, Grécia, pelas tropas nazistas, em 13 de dezembro de 1943.

Sydow deixou a sua esposa, a produtora Catherine Brelet, e os 4 filhos.

Max Von Sydow, de Game of Thrones e O Exorcista, morre aos 90 anos via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: