Ciência
17/03/2020 às 04:00•1 min de leitura
Existem fotografias que, quando tiradas no momento certo, conseguem captar todo o sentimento de uma cena, seja medo, drama ou ação. No caso das fotos tiradas por Arnfinn Johansen e Buddhilini de Soyza, isso estava presente e foi registrado em uma sequência emocionante que passa a sensação de movimento de cinco guepardos pulando em um rio.
(Fonte: Buddhilini De Soyza/Media Drum Images/Reprodução)
Os fotógrafos estavam explorando a Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia, e viram a movimentação na beira do rio Talek enquanto o grupo se preparava para pular. Johansen já acompanhava-o há um tempo e não perdeu a oportunidade de sacar sua câmera rapidamente para deixar registrada a situação.
Johansen, por já ter um conhecimento sobre os guepardos, contou que eles costumam caçar dos dois lados do rio Talek e, quando o atravessam, costuma ser por meio das pedras, mas dessa vez o nível da água estava muito alto devido à temporada de chuvas, o que acabou cobrindo o caminho mais corriqueiro.
(Fonte: Buddhilini De Soyza/Media Drum Images/Reprodução)
Além da correnteza, havia também o risco de os guepardos serem devorados pelos crocodilos que vivem no rio e são grandes predadores. No entanto, nada foi capaz de deter o grupo. O primeiro a pular foi o líder, seguido por mais dois membros. Os últimos foram os menores, pois precisaram de alguns segundos antes de decidirem se arriscar no ambiente aterrorizante.
Arnfinn também comentou sobre o desespero que o grupo claramente estava passando, tentando atravessar o rio o mais rapidamente possível. Felizmente, todos conseguiram chegar ao outro lado, vivos, apesar do desgaste que precisaram enfrentar.
(Fonte: Arnfinn Johansen/Reprodução)