5 JOGOS DE MESA PARA PASSAR O TEMPO [LISTA]

29/09/2020 às 13:302 min de leitura

Diariamente, no Mega Curioso, publicamos artigos sobre ciências, saúde, folclore, arte e cultura. Dessa vez, vamos fugir um pouco do assunto e trazer uma seleção de jogos de tabuleiro — popularmente conhecidos como jogos de mesa — para você se distrair um pouco, passar o tempo e testar suas habilidades.

Eles são oferecidos pelo Click Jogos, o maior portal brasileiro de jogos online, casuais e divertidos. Publicando novidades há 15 anos, atualmente o site conta com mais de 30 mil títulos. Esta lista é um grão de areia no vasto acervo desse gigante; por isso, acesse o site para conferir muito mais, como jogos de corrida, jogos de cozinhar, entre outros.

1. Jogo de Damas Online

Também conhecido como Checkers, o Jogo de Damas faz jus ao adjetivo de clássico. Apesar de existir muita incerteza sobre sua origem, há registros que remontam ao Egito Antigo (2000 a.C.) e relatos de que foram os africanos que criaram a “promoção” de peças comuns para damas.

Na Grécia de Platão, o jogo ficou tão famoso que até uma expressão foi criada em referência à linha central da versão do tabuleiro usada na época: “abandonar a linha sagrada”, ou seja, abandonar uma posição favorável.

2. Xadrez Online

O jogo dos matemáticos… Na verdade, o Jogo de Xadrez transcende o rótulo, sendo considerado um esporte para muitos e uma arte para tantos outros. Foi criado na Índia, no século VI, com o nome Shaturanga: “os quatro elementos de um exército”. Na época, era uma referência direta ao exército indiano, com peças de bigas, elefantes, cavalaria e infantaria.Apenas ao desembarcar na Pérsia o jogo recebeu o nome persa shah, que quer dizer rei, dando prioridade ao título. No modelo atual, é possível dar xeque-mate no adversário em apenas duas rodadas, mas há um total de 5.949 jogadas possíveis.

3. Dominó

Os primeiros relatos do Jogo de Dominó, consagrado entre adultos e crianças, são da China, por volta de 181 a.C. E isso até faz sentido, já que é de origem chinesa o clássico Mahjong, no qual claramente esse divertido jogo de mesa foi inspirado.Há relatos de que chegou até a corte de Nápoles e Veneza por volta do século XVIII. A versão europeia contava com 28 peças, enquanto o modelo chinês possuía apenas 21. Já o nome Dominó vem de domino gratias, expressão que pode ser traduzida como “graças a Deus”.

4. Ludo

Os primeiros vestígios do Jogo de Ludo apareceram na Índia, em meados do século VI. Batizado de Pachisi por lá, é considerado um jogo nacional. Figuras pintadas nas paredes das grutas de Ajanta dão a entender que elas eram utilizadas como tabuleiro.

As partidas de Ludo são disputadas por até quatro pessoas. Como suas mecânicas envolvem sorte com dados e a possibilidade de atrapalhar o avanço dos adversários, o jogo se torna uma divertida opção para brincar entre amigos e familiares.

5. Gamão

O Jogo de Gamão teve origem na Mesopotâmia e foi sendo aperfeiçoado ao longo de sua história até chegar no conceito usado atualmente. Veio para o Brasil depois da Europa, onde é conhecido até hoje como Backgammon. Pode não parecer, mas o jogo de tabuleiro é bastante popular e está disponível até mesmo em sites de apostas online.

Na Índia, há a seguinte simbologia: o tabuleiro de Gamão tem 24 casas, que representam as horas do dia; já a metade simboliza a quantidade de meses do ano e/ou os 12 signos do zodíaco. Com um total de 30 peças para 30 dias, os dados usados para jogar (que são dois) são como o dia e a noite. Por fim, a soma dos extremos de um dado (1 e 6) simboliza os sete dias da semana.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: