Conheça a Queda da Latrina, desastre que matou 60 nobres em 1184

10/10/2020 às 08:002 min de leitura

O que pode haver de tão especial na história de um vilarejo? Quem conhece a simpática cidade de Erfurt, na Alemanha, com arquitetura tradicional e pouco mais de 200 mil habitantes, não imagina que ela já foi palco de um dos eventos mais nojentos da história.

Estamos falando de um evento conhecido como Erfurter Latrinensturz – ou, em bom português, queda da latrina. Em 1184, cerca de 60 pessoas estavam reunidas em um salão quando o chão cedeu sob o peso excepcional: a queda foi grande (cerca de dois andares) e as levou diretamente ao poço do banheiro, onde se acumulavam dejetos.

Alguns morreram devido à queda, mas outros se afogaram nos excrementos, em um período em que não havia água encanada e tratamento de esgoto e, portanto, os dejetos eram acumulados em grandes cômodos subterrâneos. 

Convenhamos: se na escola aprendêssemos sobre a Queda da Latrina, em vez da Queda da Bastilha, a aula seria muito mais animada.

Nobres


Representação do Rei Heinrich, que sobreviveu ao desastre da Queda da Latrina. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)

O encontro que motivou tantas pessoas estarem juntas na mesma sala foi o Dia do Tribunal. Um evento que consistia em uma série de reuniões do Rei com a nobreza, para tratar da resolução de situações cotidianas da administração do reino, desde disputas de terra, definição de impostos ou problemas com a safra e o abastecimento. Por isso, o infame incidente vitimou uma série de pessoas proeminentes

“O prédio desabou de repente e muitos caíram na fossa abaixo, alguns dos quais foram resgatados com dificuldade, enquanto outros foram sufocados no pântano. Morreram: Friderich, Conde von Abinberc, Heinrich, um Conde da Turíngia, Gozmar, um conde de Hesse, Friderich, Conde von Kirchberg, Burchard von Wartburg e outros nomes menores em 26 de julho, uma morte lamentável”, explica em documento histórico presente na igreja da cidade.

Já o Rei Heinrich, que estava presente, ficou são e salvo: sua cadeira estava contra a parede e a estrutura de pedra o manteve em segurança – dizem que Sua Majestade saiu da cidade imediatamente, deixando para trás um cenário escatológico. 

Bom, agora que você conhece essa história vai pensar duas vezes em reclamar das reuniões do seu trabalho, não é mesmo?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: