Ciência
16/10/2020 às 06:00•1 min de leitura
A maior bomba da época da Segunda Guerra Mundial já encontrada na Polônia explodiu durante uma operação que tentava desativá-la.
O explosivo se chama Tallboy e pertencia à Força Aérea Real do Reino Unido. Ele foi jogado em Swinoujscie, na Polônia, durante um conflito contra uma frota alemã de navios, mas acabou falhando e caiu em um canal que fica no litoral da cidade.
A Tallboy pesava 5.400 kg, sendo 2.400 kg destes compostos por explosivos. A ideia original envolvia uma operação de cinco dias para desgastar todo o material interno de ignição — chamado de Torpex, hoje considerado obsoleto.
Confira o incidente, que foi registrado em vídeo e mostra uma coluna de água erguendo-se no local:
A ação começou dentro do esperado, porém o Torpex não pegou fogo sozinho e se esgotou. Possivelmente pelo contato com fogo ou temperatura intensa, o material explodiu — e a bomba funcionou depois de 75 anos.
Várias unidades da bomba Tallboy que sobreviveram à guerra já foram desativadas, mas essa seria a primeira vez que a operação aconteceria debaixo d’água.
Segundo a agência de notícias Reuters, o incidente fez com que mais de 750 pessoas fossem evacuadas na região, mas a explosão não se espalhou e nem deixou feridos porque o distanciamento já fazia parte dos protocolos de segurança.