Conheça 4 dos idiomas mais complexos do mundo

03/12/2020 às 12:002 min de leitura

Uma das melhores formas de mergulhar de cabeça em uma cultura é aprendendo seu idioma. A aquisição de uma segunda língua permite ao falante uma experiência única, possibilitando sua comunicação com um povo e abrindo portas para o contato com a bagagem histórica da comunidade.

Outro motivo comum para cada vez mais pessoas considerem estudar idiomas é a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho, sendo o Inglês e o Espanhol as escolhas mais comuns aqui em terras tupiniquins. 

Para fugir do óbvio, o Mega Curioso te convida a conhecer algumas das línguas mais complexas de serem aprendidas. Confira abaixo!

1.  Húngaro

(Fonte: Fortepan/Nagy Gyula)
(Fonte: Fortepan/Nagy Gyula)

Uma das coisas mais interessantes sobre o húngaro é a estrutura de suas frases. Enquanto no português usamos a sequência sujeito + verbo + objeto, na Hungria se tem a posição de foco: isso significa que, em geral, as informações mais importantes da frase vêm antes do verbo!

Outra curiosidade é que eles seguem a lógica de organizar os conceitos de gerais para particulares, como usar o sobrenome antes do nome e também escrever a data por ano, mês e dia.

2. Tuyuca 

(Fonte: Wikimedia/Sady Fauth)
(Fonte: Wikimedia/Sady Fauth)

O Tuyuca foi eleito pelo The Economist como o idioma mais difícil do mundo por conta de seu imenso número de gêneros: são cerca de 140! 

A divisão sai do básico feminino e masculino e abrange um grupo de objetos que precisam de uma definição específica dentro de uma frase. Existe um gênero para uma casca de árvore que se recusa a ficar grudada na mesma, por exemplo. Essa mesma classe também pode ser usada para madeira molhada que está se despedaçando ou para calças folgadas. 

3. Nuu-chah-nulth

(Fonte: Wikimedia)
(Fonte: Wikimedia)

Muitas línguas contam com palavras diversas para categorizar aspectos da natureza característicos do ambiente onde vivem. O Nuu-chah-nulth tem 15 termos para diferenciar os tipos de salmão que vivem na região.

Infelizmente o idioma desta tribo corre risco de extinção, pois apenas cerca de 160 pessoas com menos de 60 anos ainda falam Nuu-chah-nulth. 

4. Ubykh

(Fonte: Wikimedia/Adamsa123)
(Fonte: Wikimedia/Adamsa123)

O Ubykh tem uma particularidade muito curiosa: ele conta com apenas 2 vogais e 80 consoantes, 4 delas sendo encontradas apenas em onomatopeias e estrangeirismos.

O idioma foi considerado morto em 1992, após o falecimento de Tevfik Esenç, o último falante fluente de ubykh. 

Gostou dessa lista? Conheça mais idiomas difíceis!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: