Ciência
06/02/2021 às 05:00•2 min de leitura
O estudante de cinema Victor Galusca, decidiu viajar até a cidade de Rosietici, na Moldávia, após encontrar fotografias tiradas há 50 anos apenas para devolvê-las para as pessoas presentes nas imagens. Esta missão pode parecer quase impossível, mas o legal é que ele conseguiu encontrar seis delas!
Uma das pessoas sobre quem Victor conseguiu descobrir mais sobre a história foi o próprio fotógrafo, Zaharia Cusnir, que era o único profissional da região. Ao conversar com familiares, o estudante descobriu que o homem passou toda a sua vida na Moldávia e era apaixonado por fotografar os residentes. Ele nasceu em 1912 e faleceu em 1993.
Além disso, ele também conseguiu encontrar Axenia Bulhac, que afirmou já saber da existência das fotos após ter visto o registro na internet. Porém, ao receber a imagem impressa, a mulher se emocionou e decidiu enquadrá-la como parte da decoração de sua casa. Quando Victor chegou até ela, sua audição estava bastante prejudicada. Por isso, a conversa não foi demorada.
Outra das pessoas encontradas foi uma parente de Zaharia, Tamara. Ela viveu no mesmo povoado e se recorda de seu parente como uma pessoa inteligente e interessante. Atualmente, passa muito tempo com suas filhas. Victor descobriu que ela foi apaixonada por um homem que a trocou por outra mulher. Porém, isso não a impediu de guardar uma foto de seu amado.
Enquanto isso, Vasile Tokarchuk também ganhou uma das fotografias de 50 anos atrás. Ele quase se casou com Tamara. Porém, uma discussão o fez decidir que ela não era a mulher certa.
Victor também teve a oportunidade de conversar com Aurel Sarmaniuc, um dos 300 habitantes que ainda vivem em Rosietici. Apesar de ser apaixonado pelo povoado, ele gostaria de se mudar para a Alemanha.
Outro dos encontrados foi Sergiu Cebotari. Ao ver as fotos, o estudante conta que Cebotari começou a chorar. Por toda a sua vida, ele trabalhou como carteiro, mas atualmente, sua saúde está muito debilitada e ele vive em sua cama.
E por último, o rapaz localizou Vera Borsh. Ela vivia uma vida simples e havia sido fotografada apenas duas vezes por Cusnir, não lembrando do momento da fotografia, mas que o vestido usado tinha sido confeccionado por ela.
Pode ter sido muito trabalhoso para Victor, mas com certeza foi um momento emocionante para estas pessoas, além de uma bela visita ao passado!