29
Compartilhamentos

Escamole: o 'caviar mexicano' feito de larvas de inseto

O escamole é um prato tradicional conhecido como o caviar do México. O motivo para isso é um só: o prato lembra os ovos de peixes que caracterizam o caviar. Mas, na verdade, a preparação das duas receitas é muito diferente, já que ele é feito com larvas de duas espécies de formigas.

É isso mesmo! Esse caviar de insetos é preparado com as larvas colhidas diretamente dos formigueiros que ficam embaixo de pedras ou há poucos metros do solo. A especiaria é considerada de luxo no México e tem um sabor exótico, como uma mistura entre nozes e o toque amanteigado.  

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A origem do escamole mexicano

Os primeiros registros de preparação do prato remetem aos astecas. Na época, o consumo de insetos era muito comum e o prato era trocado com tribos nômades. Devido à raridade da preparação, os astecas conseguiam outras iguarias também raras.

Até hoje, o prato é considerado de luxo por ser difícil de conseguir os ingredientes principais. Afinal, as duas espécies de formigas responsáveis pelas larvasLiometopum apiculatum e L. occidentale – são encontradas principalmente em áreas semiáridas do México e sudeste dos Estados Unidos. Porém, esse não é o único problema.

Na verdade, as duas espécies são conhecidas por picar muito. Logo, recolher suas larvas não são tão fáceis quanto se poderia esperar. Com isso, os trabalhadores responsáveis por coletar os insetos para o escamole mexicano são picados centenas de vezes!

(Fonte: Pinterest/Reprodução)
(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Essas larvas são encontradas num período de 10 a 12 semanas, entre fevereiro e abril de todos os anos. Então, cerca de 70% das larvas são recolhidas. Isso é muito importante para não destruir as colônias de formigas e obrigá-las a migrar o formigueiro.

Depois de lavadas e cozidas, as larvas se tornam o escamole mexicano. O prato é servido com tacos ou tortilhas, tendo uma textura parecida com o queijo cottage e sabor amanteigado. Você teria coragem de provar? 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.