Ciência
06/04/2023 às 04:50•2 min de leitura
A Páscoa é uma das comemorações mais importantes para cristãos e judeus. No caso dos cristãos, a Páscoa é um momento de relembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo, além de também celebrar sua ressurreição. Já a Páscoa judaica, chamada de Pessach, é um momento de rememorar a libertação dos hebreus da escravidão no Egito Antigo.
Um assunto que sempre causa dúvida sobre comemoração é a data em que ela acontece em cada anos.
A data da Páscoa judaica foi estabelecida por uma ordem de Javé, conforme consta na Torá (livro sagrado que possui o Pentateuco, os cinco primeiros livros encontrados também na Bíblia cristã). No livro do Êxodo, capítulo 12, o seguinte trecho afirma:
“Desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês, o pão que vocês comerem será feito sem fermento”.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
Esse trecho de Êxodo 12 estabelece que a comemoração de Pessach acontecerá sempre no dia 14 de nissan (ou nisã), nome do primeiro mês que consta no calendário judaico. Esse calendário é lunissolar, isto é, se baseia em ciclos da Lua e do Sol. Os meses se baseiam no ciclo lunar, enquanto o ano segue o ciclo solar.
Atualmente, os judeus vivem utilizando os dois calendários: o gregoriano, muito usado no mundo ocidental; e o judaico, próprio da sua cultura.
O sistema usado pelos cristãos para determinar a data da Páscoa é bem mais complexo. A comemoração para os cristãos também não é fixa no calendário gregoriano, portanto, em cada ano ocorre em uma data diferente, entre 22 de março e 25 de abril.
O sistema que determina a Páscoa cristã baseia-se em práticas hebraicas, romanas e egípcias. No caso dos egípcios, a contribuição foi o uso do calendário solar; no caso dos hebreus, a definição dos meses de acordo com a Lua, além de terem sido o povo que levou a Páscoa aos cristãos; os romanos, por fim, além de usarem o calendário solar, foram aqueles que criaram o sistema que define a data da Páscoa.
No século IV, mais precisamente no ano de 325, foi realizado o Concílio de Niceia, no qual as autoridades da Igreja Católica reuniram-se para determinar uma data para a comemoração da Páscoa, com o objetivo de unificar a celebração da ressurreição de Cristo.
(Renata Sedmakova/Reprodução)
Assim, ficou decidido a seguinte estrutura: a data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.
Lembrando que o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e outono no Hemisfério Sul acontece sempre entre 20 e 21 de março. Sendo assim, as datas da Páscoa cristã nos próximos quatro anos serão: