Como a data da páscoa é definida?

06/04/2023 às 04:502 min de leitura

A Páscoa é uma das comemorações mais importantes para cristãos e judeus. No caso dos cristãos, a Páscoa é um momento de relembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo, além de também celebrar sua ressurreição. Já a Páscoa judaica, chamada de Pessach, é um momento de rememorar a libertação dos hebreus da escravidão no Egito Antigo.

Um assunto que sempre causa dúvida sobre comemoração é a data em que ela acontece em cada anos.

Páscoa judaica

A data da Páscoa judaica foi estabelecida por uma ordem de Javé, conforme consta na Torá (livro sagrado que possui o Pentateuco, os cinco primeiros livros encontrados também na Bíblia cristã). No livro do Êxodo, capítulo 12, o seguinte trecho afirma:

“Desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês, o pão que vocês comerem será feito sem fermento”.

(Wikimedia Commons/Reprodução)(Wikimedia Commons/Reprodução)

Esse trecho de Êxodo 12 estabelece que a comemoração de Pessach acontecerá sempre no dia 14 de nissan (ou nisã), nome do primeiro mês que consta no calendário judaico. Esse calendário é lunissolar, isto é, se baseia em ciclos da Lua e do Sol. Os meses se baseiam no ciclo lunar, enquanto o ano segue o ciclo solar.

Atualmente, os judeus vivem utilizando os dois calendários: o gregoriano, muito usado no mundo ocidental; e o judaico, próprio da sua cultura.

Páscoa cristã

O sistema usado pelos cristãos para determinar a data da Páscoa é bem mais complexo. A comemoração para os cristãos também não é fixa no calendário gregoriano, portanto, em cada ano ocorre em uma data diferente, entre 22 de março e 25 de abril.

O sistema que determina a Páscoa cristã baseia-se em práticas hebraicas, romanas e egípcias. No caso dos egípcios, a contribuição foi o uso do calendário solar; no caso dos hebreus, a definição dos meses de acordo com a Lua, além de terem sido o povo que levou a Páscoa aos cristãos; os romanos, por fim, além de usarem o calendário solar, foram aqueles que criaram o sistema que define a data da Páscoa.

No século IV, mais precisamente no ano de 325, foi realizado o Concílio de Niceia, no qual as autoridades da Igreja Católica reuniram-se para determinar uma data para a comemoração da Páscoa, com o objetivo de unificar a celebração da ressurreição de Cristo. 

(Renata Sedmakova/Reprodução)(Renata Sedmakova/Reprodução)

Assim, ficou decidido a seguinte estrutura: a data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.

Lembrando que o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e outono no Hemisfério Sul acontece sempre entre 20 e 21 de março. Sendo assim, as datas da Páscoa cristã nos próximos quatro anos serão:

  • 2023: 9 de abril
  • 2024: 31 de março
  • 2025: 20 de abril
  • 2026: 5 de abril

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: