Qual é a melhor maneira para limpar couro?

03/01/2022 às 10:002 min de leitura

Seja uma jaqueta, seja um sapato, um cinto ou uma poltrona, peças de couro são bastante elegantes, mas podem dar um certo trabalho para mantê-las limpas e novas a todo momento. Assim como acontece com a limpeza de peças brancas, de seda e microfibra, as técnicas para lavar couro podem ser um pouco delicadas, mas vão garantir que seus itens durem por muito mais tempo.

Então, qual a melhor maneira de lidar com essa situação? Embora o couro seja um material bem durável, ele pode ser arruinado por produtos de limpeza químicos agressivos, como alvejante e solventes à base de amônia. Portanto, nos próximos parágrafos nós falaremos sobre o que você pode fazer para que nada seja danificado durante a lavagem. 

Limpando o couro

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Se você procurar bem pela internet ou por lojas ao redor da sua cidade, você provavelmente encontrará alguns produtos que limpam e hidratam o couro ao mesmo tempo. Nesses casos, é provável que uma única aplicação seja suficiente para que seus itens feitos de couro permaneçam hidratados por vários meses — esses químicos são projetados para atingir até mesmo as fibras mais profundas.

Para aplicá-lo, espalhe um pouco da loção em um pano liso e esfregue-o por todo o couro de maneira uniforme. Somente isso já bastará para limpar uma única cadeira ou, por exemplo, uma coleção de sapatos. Porém, caso você deseje ir por uma opção mais caseira, você pode tentar criar a sua própria fórmula com produtos encontrados em casa.

Combine uma porção de vinagre com duas porções de óleo de linhaça para construir uma camada de proteção para o couro. Aplique esta mistura em movimentos circulares por toda a superfície do objeto a ser limpo e deixe descansar durante a noite. O couro vai absorver parte da loção e o excesso poderá ser removido com um pano na manhã do dia seguinte.

Removendo manchas

(Fonte: Jay Mantri/StockSnap)(Fonte: Jay Mantri/StockSnap)

Um dos maiores inimigos do couro são os líquidos, que costumam deixar marcas escuras na superfície do tecido quando são derramados nele. Entretanto, tudo isso pode ser resolvido facilmente com a ajuda de uma única lata de spray de cabelo — pode ser a mais barata que você encontrar no mercado.

Os sprays em aerossol ajudam a reduzir as manchas em assentos de couro. Pulverize as áreas afetadas e, em seguida, dê pequenos “tapas” na mancha com um pano absorvente. Quase que de maneira imediata, você conseguirá notar o progresso que a limpeza estará causando.

De maneira muito parecida, manchas de mofo e bolor podem ser removidas com partes iguais de água morna e álcool isopropílico, também usando um pano seco para enxugar o excesso. Em todos esses casos, é importante que a pessoa se lembre de hidratar o couro após a limpeza. Para isso, você pode utilizar hidratantes corporais neutros, lustra móveis à base de silicone ou simplesmente hidratantes feitos especificamente para couro. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: