5 coisas fascinantes que estão acontecendo debaixo da terra

28/02/2022 às 04:002 min de leitura

Você pode até achar que existem muitas coisas fantásticas acontecendo acima do nível do mar. Porém, pouquíssimas pessoas imaginam que o subterrâneo da Terra pode esconder tantos segredos fascinantes. E o que isso quer dizer?

Debaixo da terra, pode-se encontrar de tudo. Desde experimentos científicos marcantes a lembranças macabras da história. Por isso, listamos cinco coisas completamente impressionantes que estão escondidas no subsolo sem que você tenha muita noção. Olha só!

1. Busca pela matéria escura

(Fonte: Matthew Kapust/SURF)(Fonte: Matthew Kapust/SURF)

Em uma antiga mina de ouro abandonada, localizada a 1,3 quilômetro de profundidade da região montanhosa de Black Hills (EUA), 250 cientistas de 37 instituições construíram uma unidade de pesquisa para encontrar novos dados da chamada "matéria escura".

Para simplificar, a ciência conhece a massa de diversos objetos e partículas do universo — desde rochas a partículas subatômicas. O problema é que a soma dessas massas não chega perto da massa total do Universo; assim, a matéria escura seria o que falta para fechar esse cálculo.

2. Vida resiliente

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 2021, cientistas encontraram uma série de espécies vivendo a 200 metros de profundidade no frio e no escuro de um dos lugares mais inóspitos da Terra: a plataforma de gelo de Ekström, na Antártida. A abundância de criaturas está mudando a forma como os pesquisadores consideram a habitabilidade de ambientes submarinos tão extremos.

Embora muitas dessas espécies já tivessem sido encontradas em outras áreas da região, o fato de elas estarem sobrevivendo a temperaturas negativas debaixo do gelo surpreendeu. A datação por carbono revelou que a vida existia continuamente lá por quase 6 mil anos. Dessa forma, questiona-se se mais formas de vida poderiam suportar tais temperaturas.

3. Cidade subterrânea

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Montreal (Canadá) é de longe uma das cidades mais frias da América do Norte em relação a seu tamanho. Com média de -6° C durante o inverno, o clima local parece ainda mais gelado por estar colado ao rio São Lourenço. Por décadas, a cidade encontrou uma forma diferenciada de se proteger do frio: construir para baixo.

Foi assim que surgiu uma rede de lojas, túneis e canais de transporte no subterrâneo da cidade canadense. Batizada de "cidade subterrânea", essa área escondida de Montreal se estende por 32 quilômetros e acabou se tornando um ponto turístico da região.

4. Esconderijo de drogas

(Fonte: Reuters)(Fonte: Reuters)

Embora os Estados Unidos tenham construído um muro gigante na fronteira com o México para frear a imigração ilegal, nada conseguiu parar o contrabando de drogas na região. Há muito tempo, os cartéis de droga mexicanos aprenderam a usar túneis subterrâneos para transportar mercadorias.

O destino costuma ser a cidade de San Diego, que tem grande conexão mexicana. O movimento é tão forte que o município tem a própria força-tarefa subterrânea para tentar acabar com o tráfico de drogas. O túnel mais longo já encontrado foi descoberto em março de 2020, tendo 1,5 quilômetro de comprimento e construído a 9 metros do chão.

5. Cemitério soterrado

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nova York (EUA) é uma das metrópoles mais modernas do mundo, mas sofreu com a falta de visão de seus desenvolvedores no passado. Na década de 1790, as autoridades não conseguiram notar o crescimento exponencial da população na região norte da cidade e não se planejaram para tal feito.

Em 1797, a cidade comprou terras agrícolas para criar um campo de oleiro para indigentes, pobres, criminosos e vítimas de doenças. Em 1820, a região já estava completamente sobrecarregada, e 7 anos depois o prefeito da cidade anunciou planos para transformar as terras em um parque público. Pesquisadores estimam que 20 mil pessoas tenham sido enterradas na região e seguem com seus túmulos escondidos pelas estruturas do Washington Square.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: