Sudoku: a história do famoso quebra-cabeça matemático

04/03/2022 às 13:002 min de leitura

Já imaginou combinar um quebra-cabeça com um jogo matemático? Na sua cabeça pode não soar tão interessante assim, mas essa é a proposta apresentada pelo sudoku e que acabou se tornando extremamente popular ao redor do mundo. Embora o nome venha do japonês "Su" (número) e "doku" (único), o jogo foi criado na Suíça no século XVIII e se espalhou para outras partes do planeta.

A primeira vez que uma tabela de sudoku apareceu em um jornal aconteceu na França em 1895, mas as versões modernas que conhecemos hoje em dia foram invenção de Howard Garns, um inventor freelancer de quebra-cabeças dos Estados Unidos, em 1979. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa história!

Mudança de nome

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Embora seja um jogo criado no Ocidente, o sudoku realmente caiu nas graças da população japonesa. Originalmente, esse quebra-cabeça era chamado de "Number Place", visto que seu objetivo era colocar números individuais em espaços vazios de uma grade 9x9. 

Quando chegou ao Japão em 1984, no entanto, o jogo foi rebatizado. Sudoku é uma abreviação para uma expressão japonesa bastante longa "Suji wa dokushin ni kagiru", que significa “os dígitos são limitados a uma ocorrência”. No país do sol nascente, cerca de 600 mil revistas de sudoku são vendidas por mês — destacando sua popularidade.

Um motivo para esse quebra-cabeça ser tão popular entre os japoneses é porque a língua japonesa simplesmente não funciona muito bem para palavras cruzadas. Dessa forma, seria muito mais fácil obter sucesso através de uma brincadeira que só envolvesse números, sem contar que é um quebra-cabeça fácil de ser jogado enquanto as pessoas estão se locomovendo de trem ou ônibus.

Reintrodução ao Ocidente

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se sudoku era chamado de "Number Place" nos países do Ocidente no passado, por que é que adotados a pronúncia japonesa nos últimos tempos? Quem reintroduziu esse jogo para a nossa cultura foi o neozelandês Wayne Gould, que passou férias em Tóquio em 1997 e descobriu uma das revistinhas em uma banca de jornal.

Ele logo tornou-se um entusiasta do jogo e passou seis anos de sua vida desenvolvendo programas de computador que pudessem gerar novos quebra-cabeças similares. Em 2004, o sudoku passou a ser publicado pelo The Times of London e tornou-se um fenômeno global durante as últimas décadas.  

O primeiro Campeonato Mundial de Sudoku foi realizado na Itália em 2006 e tornou-se um torneio muito visado pelos amantes desse hobby. 

Como jogar

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se vivemos em um mundo tão acelerado, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente, qual o motivo do sudoku ainda ser um jogo popular entre as pessoas? A resposta é bastante simples. O quebra-cabeça possui regras fáceis de aprender e existe um senso de satisfação muito grande ao completar a grade 9x9 corretamente.

O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los basta seguir a seguinte regra: Não podem existir números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados delimitados por linhas em negrito. Caso os 81 espaços estiverem preenchidos corretamente e sem repetições dentro dessas regras, a pessoa terá vencido o desafio.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: