Aniversário de Curitiba: a história da fundação da cidade

29/03/2022 às 10:192 min de leitura

O dia 29 de março de 2022 marca o aniversário de 329 anos da cidade de Curitiba, capital do Paraná e também a capital mais fria do Brasil. E toda essa história tricentenária teve início em 1693, quando capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. 

Originalmente, a cidade teria sido batizada como Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, mas mudou de nome tempos depois. Embora Curitiba tenha "nascido" de fato no dia 29 de março de 1693, sua história vai além disso e é sobre esse assunto que falaremos durante esse artigo. Veja só!

Primeiros passos em Curitiba

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na metade do século XVI, notícias sobre minas de ouro se espalhavam pelo Brasil. Segundo os registros históricos, Heliodoro Eobanos – ancestral de Ébano Pereira — teria encontrado pequenas manchas de ouro em Iguape, Paranaguá e também no planalto curitibano.

Então, Ébano foi designado por Salvador Correa de Sá e Benevides para averiguar se realmente existia ouro nos Campos de Curitiba. Após algumas expedições, o fato foi confirmado. Em 1651, a notícia chegou às mãos do governador Antônio Galvão com o seguinte recado:

"Nos Campos de Curitiba, sertão dessa Baía de Paranaguá, descobriram outros ribeiros de ouro de lavagem, onde já estive e fiz experiência haverá doze anos, vindo em visita destas Capitanias, por ordem do Governador Corrêa de Sá e Benevides, de que lhe levei mostras", escreveu Pereira. 

Expansão da Vila

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os primeiros moradores de Curitiba escolheram o atual bairro Atuba como região para ficar. Porém, acabaram se mudando para próximo do que se tornaria a Praça Tiradentes — o que alterou historicamente o ponto onde a cidade se iniciou. Reza a lenda que os desbravadores escolheram o destino apropriado após uma conversa amistosa com cacique da tribo dos Tinguis.

Com o passar dos anos, mais famílias se mudaram para essa região. Em 1668, o capitão-mor de Paranaguá Gabriel de Lara instituiu o pelourinho na povoação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, algo que é considerado até hoje um ponto importantíssimo para a fundação da cidade.

Como a cidade era afastada do litoral e de São Paulo, não havia muitos incentivos para a constituição de autoridades na região. Foi então que a população, amedrontada pela onda de crimes que passou a acontecer pela região, pediu para que o homem mais respeitável da Vila, Mateus Leme, tomasse providências.

Criação da Câmara e mudança de nome

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Percebendo as necessidades de seu povo, Mateus Leme decidiu reunir a população curitibana na Capela Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. No dia 29 de março de 1693, então, nasceu a Câmara Municipal da região, o que finalmente fez com que o povoado fosse elevado ao status de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Essa é considerada a data oficial da fundação de Curitiba por muitos historiadores, mesmo que a cidade tenha recebido o pelourinho já tinha 25 anos. O nome Curitiba, no entanto, só foi se tornar definitivo após uma proposta feita pelo ouvidor Raphael Pires Pardinho, que hoje dá nome a uma importante praça na capital paranaense, em uma de suas visitas.

Curitiba vem do Guarani "kur yt yba", que quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral". Além de ser a forma como a cidade ficou internacionalmente conhecida, essa também é uma homenagem aos povos indígenas que nessa região habitavam nos primórdios de sua fundação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: