Qual é a verdadeira aparência dos anjos, segundo a Bíblia

09/05/2022 às 09:092 min de leitura

As obras de arte sempre fizeram muitos acreditarem que os anjos possuem uma aparência de beleza inigualável, sendo em várias ocasiões representandos como seres loiros de cabelos cacheados ou até mesmo crianças de olhares serenos. Entretanto, uma breve análise na Bíblia Sagrada mostrará que, na verdade, eles não são bem assim.

Os textos sagrados indicam que os mensageiros de Deus, divididos em categorias hierárquicas, possuem aparência que assustaria praticamente qualquer pessoa. Não é à toa que suas aparições sempre são sucedidas por uma mensagem de "não tenha medo", indicando o aspecto bondoso existente neles. Nesse texto vamos te mostrar como alguns dos mais famosos se parecem!

1. Querubins

(Fonte: Portal dos mitos/Reprodução)(Fonte: Portal dos mitos/Reprodução)

Começando pelos querubins, eles são descritos como a quarta categoria de anjo e os que possuem o ranking mais baixo. A aparência destes lembra a de um ser que faz um cruzamento entre humano e animal, e possui quatro rostos: de homem, de boi, de leão e de águia.

"Do meio dessa nuvem saia a semelhança de quatro seres viventes, cuja aparência era esta: tinham a semelhança de homem. Cada um tinha quatro rostos. [...] A forma de seus rostos era como de homem; à direita, os quatro tinham rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; e também rosto de águia", diz o texto do livro de Ezequiel.

2. Arcanjos

A tradição fez com que os arcanjos ganhassem asas, quando na verdade não as possuem. (Fonte: Oração Pura/Reprodução)A tradição fez com que os arcanjos ganhassem asas, quando na verdade não as possuem. (Fonte: Oração Pura/Reprodução)

Já os arcanjos seriam os mais próximos daquilo que temos com um aspecto mais humano. Nos textos sagrados eles sempre surgem para trazer algum tipo de mensagem, mas não há de fato nenhuma menção ao fato de eles possuírem asas (algo que surgiu apenas nas artes para representar sua natureza sublime).

3. Serafins

(Fonte: Amino Apps/Reprodução)(Fonte: Amino Apps/Reprodução)

Temos também os serafins, sendo estes os responsáveis por ficar em volta do trono de Deus. O profeta Isaías os descreve como seres de seis asas, cada par com uma função específica em sua composição e cobrindo todo o corpo.

"Cada um dos serafins tinha seis asas. Com duas asas eles cobriam seus rostos; com outras duas cobriam os pés; e com as duas restantes eles voavam", diz um trecho encontrado em um livro que leva seu nome na Bíblia Sagrada.

4. Ofanins

Por fim, temos os ofanins, e esses certamente são os mais diferentões. Tidos como os guardiões do trono de Deus, eles possuem forma de aros dourados interligados com vários olhos em cada uma das esferas, e se movem voando pelos céus.

De todos os anjos os ofanins certamente são os mais diferentes de qualquer coisa imaginada por um ser humano. (Fonte: History of Yesterday/Reprodução)De todos os anjos os ofanins certamente são os mais diferentes de qualquer coisa imaginada por um ser humano. (Fonte: History of Yesterday/Reprodução)

Os anjos mais famosos

Quando falamos de anjos, não há dúvidas de que quatro nomes acabem sendo bastante populares: Miguel, Rafael e Gabriel (os arcanjos responsáveis por enviar Lúcifer para o inferno, proporcionar diversas curas e anunciar a vinda de Jesus Cristo ao nosso mundo, respectivamente), além do próprio Lúcifer, que no início era tido como o anjo mais belo do céu e acabou cegado por sua própria beleza, atentando contra Deus.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: