Seja o primeiro a compartilhar

18 imagens aéreas de São Paulo em 1958

São Paulo tem uma história antiga, tendo sido um dos primeiros focos de presença portuguesa no território brasileiro já no século XVI, mas foi apenas quando começou o chamado Ciclo do Café, no século XIX, que a cidade passou se desenvolver mais até se tornar o maior centro metropolitano da América Latina, com uma população ligeiramente maior que a da Cidade do México.

Porém, tudo isso que vemos nessa imensa cidade hoje não era assim há 60 ou 70 anos. Muito se desenvolveu dessa época até hoje e se compararmos imagens aéreas daqueles tempos com o centro urbano atual — que pode ser visto em fotos de satélite fornecidas pela Google —, é possível ver o quanto tudo mudou.

Para termos acesso a essas fotos de 1958, contamos com o Geoportal, um serviço de mapas online 100% desenvolvido no Brasil. O Mega Curioso conversou com Wagner Pacífico, diretor de projetos do Geoportal, que explicou como as imagens aéreas foram feitas naquela época: "Este voo aerofotogramétrico foi obtido em 1958 pela Aerofoto Natividade em conjunto com a Aeromapa Brasil S/A. Foi um projeto específico para fazer a atualização cadastral da cidade de São Paulo e realizar o plano diretor de expansão das vias e edificações da cidade".

Confira a seguir algumas localidades icônicas da capital paulista vistas de cima como eram em 1958 e hoje:

1. Praça da Sé e arredores

a

a

2. Praça da República, Teatro Municipal, Edifício Copan e arredores

a

a

3. Campus da Universidade de São Paulo (USP)

a

a

Segundo contou Wagner Pacífico, "as fotos possuem escala 1:8.000 (onde 1 cm = 80 metros no solo), obtidas com uma câmera instalada na fuselagem de um avião a cerca de 1.200 metros de altura. Os 2 rolos de filmes analógicos e em preto e branco, com 23 cm de largura, foram revelados e, posteriormente, armazenados pela Aeromapa Brasil S/A. Quando esta empresa deixou de existir, essas fotos ficaram sob os cuidados da Base Aerofoto por determinação do Ministério da Defesa".

4. Allianz Parque e Barra Funda

a

a

5. NeoQuímica Arena e arredores

a

a

6. Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) e arredores

a

a

7. Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e arredores

a

a

"Em 2008, em celebração aos 50 anos destas fotos, o Geoportal gerou uma ortofoto de São Paulo e parte do ABCD, digitalizando os 2 rolos de filmes analógicos com um scanner de altíssima definição, realizando a captura de coordenadas em campo para processar as fotos com aerotriangulação e gerou um grande mosaico das fotos — uma ortofoto — que considera o relevo para posicionar as imagens ortogonalmente", contou Wagner Pacífico.

8. Avenida Paulista e arredores

a

a

9. Aeroporto de São Paulo/Congonhas Deputado Freitas Nobre

a

a

10. Centro de Convenções Anhembi, Aeroporto Campo de Marte e Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo do Anhembi)

a

a

11. Complexo Viário Heróis de 1932 (Cebolão)

a

a

12. Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada)

a

a

13. Parque Ibirapuera

a

a

14. Mercado Municipal Paulistano (Mercadão), Palácio das Indústrias e arredores

a

a

15. Estação da Luz, Estação Júlio Prestes, Pinacoteca de São Paulo, Parque Jardim da Luz e arredores

a

a

16. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

a

a

17. Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) e arredores

a

a

18. Jockey Club de São Paulo, Shopping Eldorado e arredores

a

a

Para acessar o mapa completo da cidade de São Paulo com vista aérea no ano de 1958, basta acessar o site do Geoportal.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.