Por que os japoneses sentam no chão para comer?

21/12/2022 às 13:002 min de leitura

Sentar-se à mesa de jantar junto de seus amigos e familiares para desfrutar uma deliciosa refeição pode ser um momento bastante reconfortante e relaxante do seu dia. Porém, saiba que essa não é necessariamente a prática mais saudável para a sua saúde — sobretudo se você já passa muito tempo sentado em uma cadeira no seu dia a dia.

Inclusive, esse é um hábito tão normal em países ocidentais que nos vemos surpresos quando descobrimos que a maioria das famílias no Japão costumam sentar no chão para se alimentar, algo que ocorre até mesmo dentro de restaurantes no país. Veja só porque esse método pode ser bastante benéfico para nós!

Importância da postura

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando sentamos no chão com as pernas cruzadas para comer, é como se estivéssemos fazendo ioga sem qualquer tipo de esforço. Segundo a cultura orienta, essa pose aumenta o fluxo sanguíneo para o estômago e ajuda na digestão dos alimentos — facilitando a obtenção de vitaminas e nutrientes.

Além disso, inclinar-se para frente para pegar a comida do prato e depois retornar a sua posição inicial para engoli-la fortalece os músculos do abdome, podendo prevenir a sensação de inchaço. Existe também a crença de que sentar-se no chão enquanto come ajuda o nervo vago a funcionar melhor, aumentando a produção do hormônio chamado leptina, que nos diz quando estamos satisfeitos. Logo, é mais fácil não comer excessivamente desse jeito. 

Também é importante pensar que permanecer muito tempo sentado em uma cadeira pode causar dores nas costas, eventualmente forçando os discos da coluna, enquanto sentar-se no chão alonga os joelhos e os quadris. Como essa posição ajuda você a se sentar mais alto a cada mordida, ela será responsável por fortalecer sua coluna, seus ombros e ainda evita com que você fique curvado ao longo do tempo. 

Longevidade

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Para os japoneses, sentar-se no chão não é apenas uma saída para diminuir a mobília em casas pequenas, mas sim um remédio para viver mais. Enquanto permanecer sentado em uma cadeira pode causar rigidez no quadril, permanecer no solo da casa permite que você estique essa parte do corpo e seus tornozelos. No fim do dia, isso te deixará mais flexível.

É importante destacar que, quando estamos sentados sem um suporte para nossas costas, o nosso corpo é encorajado a envolver os músculos centrais em todos seus movimentos, algo que beneficia nossa postura. Sendo assim, existe todo um processo para envolver mais musculaturas e prevenir o corpo de dores fortes com o passar da vida.

Por fim, sentar no chão pode ser também um exercício de relaxamento mental. Visto que você está basicamente praticando ioga enquanto come, você estará encorajando sua mente a se acalmar. Quando nossa cabeça está em paz, podemos aproveitar mais a refeição que estamos tendo e desfrutarmos dos pequenos momentos da vida. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: