Artes/cultura
19/07/2023 às 10:00•2 min de leitura
Os emojis estão cada vez mais presente na comunicação de diversas pessoas, seja nos e-mails ou em mensageiros importantes. Essas figuras são tão populares que ganharam até uma data comemorativa (celebrada no último dia 17 de julho), e estão conquistando cada vez mais a atenção dos brasileiros.
Um estudo divulgado pela escola de idiomas Preply revelou que 66% dos internautas gostam de adicionar os famosos rostos e expressões em suas conversas, sendo o segundo recurso visual mais utilizado pela população local. O topo do ranking fica para os stickers do WhatsApp, com 69% da preferência.
Entre as 1503 pessoas que participaram da pesquisa, 52% revelaram que os emojis ajudam a dar um tom de humor às conversas, sendo que 49% pensam que as mensagens ficam mais envolventes e 47% sentem que se expressam mais rapidamente assim do que com palavras.
Emojis estão se popularizando cada vez mais nas comunicações online. (Fonte: GettyImages)
Segundo o levantamento feito pela Preply, as figuras abaixo ocupam lugar de destaque na preferência dos brasileiros:
Como é possível observar na relação acima, a categoria emoticons e pessoas é a mais popular, com 71% da preferência dos brasileiros. Já a segunda categoria, símbolos, vem bem atrás com apenas 14% dos usos.
O estudo ainda mostra que os emojis são bastante usados em interações com amigos (77%) e familiares (69%), em plataformas de mídia social, como comentários em postagens de redes sociais (63%), e com colegas de trabalho (44%). Outra curiosidade trazida pela Preply é que 16% dos entrevistados usam esses recursos visuais influenciados pelos seus amigos.
Entretanto, o uso dos emojis nas mensagens deve ser ponderado. No levantamento da Preply, 26% dos entrevistados disseram que ficam confusos com a quantidade de emojis e figurinhas disponíveis, enquanto 19% precisam de pistas contextuais para entender o que a imagem significa e outros 16% admitiram ter ficado em dúvida ao menos uma vez ao visualizarem esse recurso em suas conversas com outras pessoas.