Qual é o hotel mais antigo do mundo?

10/09/2023 às 06:302 min de leitura

A indústria hoteleira é cheia de exemplos de tirar o fôlego, como o The Olde Bell, no Reino Unido, ou o Hotel Balzac, na França. Porém, um estabelecimento reina absoluto nas listas de hotéis, e nos sonhos de viajantes, quando se trata de tradição: o Nishiyama Onsen Keiunkan, que está em atividade há mais de 1300 anos.

Você não leu errado — o hotel funciona há mais de um milênio e já chegou a ficar por 52 gerações na mesma família. Neste tempo, já sofreu com incêndios, tufões e alagamentos, que fizeram com que o prédio fosse mudado e modernizado algumas vezes. Mesmo assim, a atividade não parou e o Guinness Book of World Records reconheceu o hotel como o mais antigo do mundo em 2011.

Entrada do Keiunkan. (Fonte: Keiunkan/Divulgação)Entrada do Keiunkan. (Fonte: Keiunkan/Divulgação)

Segundo consta, Fujiwara Mahito, herdeiro de umas das famílias mais importantes da aristocracia da época, encontrou fontes termais na região no ano 705 e fundou a hospedagem. Era o segundo ano da era Keiun, por isso o estabelecimento foi denominado de Keiunkan.

O Nishiyama Onsen Keiunkan está localizado na prefeitura de Yamanashi, próximo ao centro da ilha de Honshu e a cerca de duas horas do Monte Fuji, a maior montanha do Japão. O Keiunkan fica a uma hora de distância de carro da pequena vila de Minobu, que tem cerca de 11 mil habitantes e é cercada por montanhas. Sua localização reclusa já atraiu imperadores, líderes militares, celebridades e turistas que querem fugir da vida ocupada das cidades.

Indissociável das fontes termais

Devido à intensa atividade vulcânica, o Japão é uma área rica em fontes de águas termais — estima-se que são mais de 25 mil delas. Elas são tão comuns que existe um termo que designa não só as águas, mas também os estabelecimentos para banhar-se nelas: Onsen.

O Keiunkan é um destes — além do sossego, a grande atração são as águas relaxantes com temperaturas acima dos 25 °C, ricas em nutrientes e com propriedades terapêuticas. O hotel conta com 4 fontes termais externas e mais duas internas.

Uma das fontes com vista para montanha do Keiunkan. (Fonte: Keiunkan/Divulgação)Uma das fontes com vista para montanha do Keiunkan. (Fonte: Keiunkan/Divulgação)

Manutenção da tradição

O estabelecimento é mantido no formato tradicional de Ryokan, ou seja, uma hospedaria típica japonesa. Nestas, os visitantes dormem em um futon, uma espécie de cama montada por um colchão no tatami. Alguns quartos, porém, já adaptaram as medidas para servir melhor aos visitantes ocidentais.

Os hospedes são saudados por membros da equipe vestidos em kimonos e recebem chinelos — o hotel faz questão de manter a tradição de não permitir sapatos dentro do estabelecimento. A última grande reforma foi realizada em 1997, mas toda a arquitetura é pensada para fazer o visitante acreditar que está em outra era.

Outro ponto de destaque do Keiunkan é a gastronomia. O restaurante do hotel faz questão de utilizar o máximo de ingredientes frescos e locais possíveis. Até a pedra utilizada para grelhar carnes é de origem vulcânica do Monte Fuji.

Quando o futon é preparado no quarto, o travesseiro é colocado na melhor posição para que o hospede acorde com a melhor vista das montanhas. O Keiunkan tem 37 quartos e a experiência custa cerca de US$ 400 por noite.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: