As 5 criaturas mais travessas do folclore mundial

24/09/2023 às 10:002 min de leitura

Você já viveu a situação de deixar alguma coisa em um lugar e quando foi pegar ela simplesmente sumiu? Louças costumam cair e quebrar constantemente na sua casa? A comida queima mais rápido do que deveria no fogão? Móveis e portas arrastam e batem mesmo quando não tem vento? Cuidado, você pode estar sendo assombrado por alguma criatura mítica!

Ao redor do mundo, várias culturas atribuem a personagens folclóricos as explicações para os acontecimentos citados acima. Alguns destes personagens podem ter uma origem linguística e narrativa em comum. Porém, a quantidade de histórias podem indicar que algumas casas têm a tendência de ser frequentadas por seres sobrenaturais!

1. Brownies

Ilustração de um Brownie feita por Alice B Woodward em 1910. (Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Brownie ou Broonie são seres do folclore inglês e escocês que habitam casas de famílias. Dizem as lendas que eles executam tarefas domésticas, como varrer e encerar o chão, enquanto os humanos dormem. Em troca, eles gostam de receber leite e queijo, que devem ser deixados perto do fogão ou lareira.

Quando se sentem ofendidos, eles podem realizar todo tipo de travessura na casa, como esconder e quebrar itens. Os Brownies usam pouca roupa ou trapos, e quando um humano oferece uma roupa nova eles vão embora da casa – não se sabe se eles ficam ofendidos ou porque agora tem uma nova roupa para conhecer outros lugares.

2. Kobold

JNL/Wikimedia Commons(Fonte: JNL/Wikimedia Commons)

Provavelmente derivados dos goblins, os Kobolds são seres místicos do folclores alemão. Existem vários tipos, que habitam diferentes lugares e assumem várias formas, porém, os que habitam casas de família são similares a seres humanos, mas de pequenina estatura.

Assim como os Brownies, eles podem executar tarefas, mas viram travessos quando são irritados, de modo que não costumam ser visitas bem-vindas.

3. Duende

Wikimedia Commons(Fonte: Arno Schmidt Reference Library/Francisco Goya/Wikimedia Commons)

Duendes são criaturas do folclore da Península Ibérica que também se popularizam na América Latina. O nome provavelmente vem da contração da expressão "dueño de casa" (dono de casa) devido às várias histórias de espíritos travessos que vivem nestas.

Acredita-se que a origem da palavra pode remontar até ao século XIII, e as criaturas se assemelham a outras de diferentes lendas europeias, como goblins e gnomos. Na maioria dos contos, os duendes têm poderes mágicos, como atravessar paredes e se transportar para diferentes lugares.

Quando irritados eles realizam travessuras e podem até fazer pessoas ficarem doentes. Na América Latina, as histórias de duendes assumiram outra forma e são vistos, em diferentes países, como espíritos da floresta que podem ajudar pessoas perdidas.

4. Dokkaebi

National Museum KoreaWikimedia(Fonte: National Museum of Korea/Wikimedia Commons)

No folclore coreano, Dokkaebis são espíritos que podem possuir objetos inanimados ou assumir diferentes formas para interagir com humanos. O termo remonta pelo menos ao século XIV e se diferenciam de fantasmas pelo fato de não serem espíritos de pessoas mortas. Os Dokkaebis podem pregar peças e fazer travessuras, mas também podem ser perigosos e vingativos, e até causar a morte.

No folclore japonês, os Tsukumogamis têm um conceito similar. Estes seriam os espíritos que podem surgir de objetos antigos (com mais de 100 anos) e possuí-los. Se jogados fora, estes objetos podem querer se vingar e fazer mal para as famílias.

5. Leprechauns

Wikimedia Commons(Fonte: Jean-noël Lafargue/Wikimedia Commons)

Leprechauns são figuras folclóricas da Irlanda que consistem em pequeninos seres de até 50 cm de altura. Vestidos com casacos e chapéus verdes, os Leprechauns estão sempre consertando os seus sapatos, o que lhe rendeu a pecha de sapateiros mitológicos.

Eles são conhecidos por pregar peças em humanos e ter um ácido senso de humor, além disso, são relacionados a riquezas. Acredita-se que quando um humano captura um Leprechaun, ele pode ser recompensado com um baú de ouro escondido no fim do arco-íris.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: