Esportes
01/10/2023 às 08:00•2 min de leitura
Embora plataformas como TikTok, X (o finado Twitter) e Instagram dominem o mundo das mídias sociais atualmente, nem sempre o mundo foi assim. Desde que a internet se tornou uma realidade na vida dos seres humanos, várias redes sociais surgiram e pareceram destinadas a durar para sempre.
Contudo, na mesma velocidade que se tornaram famosas, muitas dessas plataformas acabaram desaparecendo por completo e caíram no esquecimento. Então, por que alguns casos obtiveram sucesso tão estrondoso enquanto outras plataformas falharam miseravelmente? Veja só essa lista com cinco redes sociais que sumiram e o que causou suas quedas!
(Fonte: Getty Images)
Estreando em janeiro de 2013, o Vine tinha uma missão simples: permitir aos usuários criar e enviar vídeos curtos de até seis segundos e compartilhá-los com amigos. Poucos meses antes de seu lançamento, o Twitter decidiu comprar a plataforma por US$ 30 milhões — fazendo com que ela rapidamente se tornasse uma sensação.
Em pouco tempo, o Vine chegou a ter mais de 200 milhões de usuários ativos. Porém, devido ao aumento da concorrência de outros aplicativos de compartilhamento de vídeos, como Instagram e Snapchat, rapidamente acabou falindo. Em 2017, o Twitter encerrou completamente o Vine, deixando apenas uma marca no passado.
(Fonte: Getty Images)
Poucas pessoas se lembram disso, mas o Yahoo! já possuiu sua própria rede social. Conhecida como Yahoo! 360º, a plataforma foi lançada em junho de 2005 apenas para convidados e incorporou Flickr, Geocities e Yahoo! tudo no mesmo lugar. A plataforma permitia aos usuários escrever postagens em blogs e compartilhar fotos com amigos.
A rede social nunca foi famosa nos Estados Unidos, mas conquistou sua parcela de fãs no Vietnã. Contudo, devido à diminuição da base de usuários e à falta de suporte técnico e recursos, o Yahoo! 360º foi encerrado nos EUA em 2009 e mais tarde no Vietnã, em 2013.
(Fonte: GettyImages)
Com a proposta de ser um aplicativo de transmissões ao vivo, o Periscope surgiu no mundo em 2015 e logo ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários. Seus controles e interface simples eram um atrativo para o público. Antes mesmo de ser lançado, o aplicativo foi adquirido pelo Twitter por algo entre US$ 75 e US$ 120 milhões.
No entanto, quando Facebook e Instagram adicionaram recursos móveis de transmissão ao vivo aos seus aplicativos, a popularidade do Periscope simplesmente despencou e o serviço foi completamente encerrado em março de 2021.
(Fonte: Getty Images)
Em junho de 2011, a Google fez mais uma tentativa de tentar emplacar uma rede social ao lançar o Google+. A plataforma permitia aos usuários compartilhar fotos e atualizações de status com diferentes tipos de grupos de amigos, além de fazer chamadas de vídeo. Além disso, ela se integraria a outros serviços como Google Drive, Blogger e YouTube.
No entanto, os usuários nunca se firmaram nessa plataforma por acharem ser uma experiência confusa e desajeitada. No início de 2019, então, o Google+ foi descontinuado.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Entre todas as tentativas de ter sua própria rede social, a maior investida da Google aconteceu em 2004, quando a empresa de tecnologia lançou o Orkut. A plataforma era um lugar onde os usuários podiam se encontrar e trocar mensagens com amigos online. Não demorou muito para que sua popularidade simplesmente explodisse pelo Brasil inteiro.
Contudo, se a rede social fazia muito sucesso em nosso país, o Orkut nunca decolou nos EUA — muito provavelmente pela forte concorrência que sofria do Myspace. Além disso, havia preocupações sobre segurança e moderação de conteúdo dentro do site, o que fez com que o Google descontinuasse a plataforma oficialmente em 2014.