Artes/cultura
30/04/2024 às 10:00•3 min de leituraAtualizado em 30/04/2024 às 10:00
Quem acompanha filmes e seriados sabe que a ficção é recheada de personagens que dominam o campo da ciência. Criam máquinas do tempo, comandam naves espaciais ou descobrem como lidar com vida inteligente fora do planeta. São fartos os exemplos de invenções incríveis que passaram pelas telas.
Esses papeis mexem tanto com nosso imaginário que alguns indivíduos chegam a determinar a profissão que irão seguir por conta de personagens que impactaram suas vidas. Cada um tem o seu cientista mais incrível. Tentamos aqui montar uma lista equilibrada, com nomes talentosos de formas distintas.
Entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, MacGyver era um seriado que agitava as tardes no Brasil. Ainda que não fosse um cientista clássico, o agente secreto interpretado pelo ator Richard Dean Anderson era capaz de resolver todas as enrascadas nas quais se envolvia com muita ciência.
Desarmar explosivos usando chicletes e criar armas com materiais de construção são apenas alguns dos exemplos clássicos do que MacGyver fazia na ficção. A fama era tanta que chegou a ser sinônimo de gambiarra, e influenciou uma geração de agentes secretos que tinham outros talentos além de saber atirar.
Tony Stark teve a sorte de combinar uma inteligência acima de todos os padrões com riqueza. Ou seja, além de ser o mais talentoso cientista do universo Marvel, ainda tem recursos quase inesgotáveis para colocar em prática suas ideias mais mirabolantes. Foi assim que ele criou os trajes do seu Homem de Ferro e dividiu a Força Fênix em cinco partes.
Se você não é familiarizado com o universo das HQs e filmes, a Força Fênix é uma entidade multiversal com poder imensurável, capaz de destruir planetas e universos como se fossem vidro. O currículo de Tony Stark ainda guarda vários doutorados em engenharia e um GPS Quântico, que permitiu aos Vingadores viajar no tempo e espaço.
Um dos maiores cientistas e inventores da cultura pop – e, sim, do cinema. Dr. Emmet Brown, ou apenas Doc, para os íntimos, guarda um pouco do estereótipo "cientista maluco". Seu principal feito foi inventar o capacitor de fluxo, um dispositivo que torna possível viajar no tempo. Foi a partir dele que elaborou a máquina do tempo que usava um DMC DeLorean.
Se você assistiu à trilogia De Volta para o Futuro e pensa que as demais invenções de Doc eram muito simples, vale a pena relembrar que, ao ficar preso no final do século XIX, ele ainda teve a capacidade de desenvolver outra máquina do tempo utilizando peças antigas e um trem a vapor. Tudo isso feito aprimorando a tecnologia da época.
Doctor ou Dr. Who é ninguém menos que o personagem-título de um dos programas de televisão mais longevos da história. Oriundo do planeta Gallifrey, ele é um alienígena da espécie Senhores do Tempo, explorador do universo com sua máquina capaz de viajar pelo espaço, a TARDIS – curiosamente, muito semelhante a uma cabine de polícia londrina dos anos 1960.
Além de viajar no tempo, ele supera qualquer obstáculo com sua chave de fenda sônica, se salvando de inúmeras situações desastrosas, como escapar de estações espaciais ou fugir de poços de minas terrestres.
Em 1994, um filme de ficção científica foi lançado e, posteriormente, tornou-se cult a ponto de gerar um universo próprio que resultou em séries televisivas. No mundo de Stargate, nenhum personagem ficou tão marcado por sua inteligência quanto a doutora Samantha Carter, única a fazer parte de toda a franquia de seriados.
Doutora em astrofísica, ela possuía um amplo conhecimento em mecânica quântica, o que permitiu a ela criar um portal estelar para que sua equipe viajasse anos-luz com um único passo. Soma-se ao seu brilhantismo enquanto cientista e inventora ter sido uma grande líder, ajudando a tropa SG-1 em inúmeras missões.