Detectaram nova atividade estranha na estrela da “megaestrutura alienígena”

23/05/2017 às 05:593 min de leitura

Se você leu o título e não entendeu muito bem que papo é esse de “megaestrutura alienígena”, a gente explica do que se trata. Em 2015, enquanto vasculhava o cosmos em busca de exoplanetas, o telescópio espacial Kepler da NASA registrou uma atividade estranha nos arredores de uma estrela chamada KIC 8462852 situada a uns 1,5 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cygnus — e a coisa toda deu o que falar.

Atividade bizarra

Mais precisamente, o telescópio detectou uma significativa redução na emissão de luz da estrela, na ordem de 15% a 22%, em intervalos irregulares. Acontece que, segundo os astrônomos, durante os trânsitos de planetas — quando um mundo passa diante de seu sol —, o normal é que a diminuição do brilho seja de apenas 1% e que isso ocorra em períodos regulares.

Localização da estrela (Space Today)

É claro que os dados coletados pelo Kepler deixaram os cientistas confusos, e vários cenários foram propostos para explicar a bizarra atividade na estrela. Entre as teorias estavam a de que a variação de luz podia ser provocada por um aglomerado de cometas nas imediações do astro, pela presença de um disco circunstelar ou em decorrência de uma colisão planetária.

No entanto, como ninguém conseguiu explicar o que estava acontecendo com base em fenômenos naturais, os astrônomos acharam por bem incluir a possibilidade de que a redução da luminosidade fosse provocada pela presença de uma megaestrutura alienígena, usufruindo da energia emitida pela estrela.

KIC 8462852 — também conhecida como "Estrela de Tabby" devido à astrofísica Tabetha Boyajian, que descobriu o astro em 2009

Nos meses seguintes, vários times de astrônomos, incluindo o pessoal do SETI, apontaram telescópios para a KIC 8462852 com a esperança de detectar alguma coisa, mas nenhum sinal de vida foi encontrado. Com isso, o mistério sobre o que poderia estar provocando as variações de luminosidade continuou sem solução, e as coisas acabaram se tranquilizando nas proximidades as estrela... até agora.

Nova atividade

Na última sexta-feira (19), a astrofísica Tabetha Boyajian, da Universidade Estadual da Louisiana, lançou um alerta no Twitter de que a luminosidade da estrela havia caído novamente — em cerca de 3% ao longo de um par de dias, o que já é bastante significativo. De lá para cá, a notícia se espalhou entre os cientistas e, ao que tudo indica, todo mundo está de olho no que está acontecendo com a KIC 8462852.

Tabetha Boyajian

Como você sabe, existe um número limitado de telescópios aqui na Terra, e os diferentes times de astrônomos precisam “agendar” períodos bem apertados de tempo para utilizar esses equipamentos e realizar seus estudos. Pois esse pessoal todo resolveu colaborar, e todos os telescópios e observatórios que podem “ver” a estrela no momento estão apontados para lá — coletando dados e fazendo leituras da bizarra atividade.

Jason Wright

Vale destacar que, apesar de a estrela ter ficado famosa por causa da teoria relacionada com a megaestrutura alienígena, os astrônomos explicaram que, embora essa hipótese não possa ser descartada, a possibilidade de que uma civilização avançada esteja por trás da estranha atividade é — bem — pouco provável. Por outro lado, com tanta gente colaborando, tantos telescópios monitorando a ação e tantos dados sendo obtidos do fenômeno, pode ser que os cientistas cheguem mais perto de solucionar o mistério.

David Kipping

Nós aqui do Mega Curioso vamos ficar de olho nas novidades e contar tudo para você assim que os astrônomos começarem a divulgar novas informações, mas, até lá, que tal compartilhar conosco o seu palpite? Você tem alguma teoria sobre o que pode estar provocando a bizarra variação de luz na estrela? O que você pensa sobre a teoria da megaestrutura alienígena? E se ela fosse confirmada, como você acha que deveríamos proceder? E a humanidade, como reagiria?

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: