Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe no Rio Negro
57
Compartilhamentos

Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe no Rio Negro

Último Vídeo

Fonte da imagem: Reprodução/Sci-FiUma equipe internacional de ictiologistas conseguiu descobrir um novo peixe em miniatura nas águas do Rio Negro, sendo o gênero e a espécie do pequeno ser inéditos para os pesquisadores da área. A descoberta é muito marcante, pois o peixinho tem apenas 7 milímetros a mais de comprimento do que o menor peixe do mundo e, aparentemente, conta apenas com hábitos noturnos.

Outro fato que também chamou a atenção dos cientistas é que o novo ser foi descoberto em uma parte do Rio Negro que já foi exaustamente explorada, sendo, então, realmente muito inesperado que alguém viesse a realizar uma descoberta tão rara. A barriga prateada com coloração azul do peixe chamou muito a atenção dos pesquisadores e foi a característica responsável pela confirmação de realmente se tratar de um novo gênero.

A espécie recebeu a nomenclatura de Cyanogaster noctivaga, na qual a primeira palavra é relativa à coloração azulada do peixe (ciano), enquanto a segunda faz relação aos hábitos noturnos do animal. “Trata-se de um animal muito pequeno e estranho, completamente transparente de um lado e que, por outro lado, exibe um padrão único de cores”, revela o Dr. Ralf Britz do Museu de História Natural de Londres (Inglaterra).

A descoberta foi publicada no journal Ichthyological Exploration of Freshwaters, sendo que o peixe só foi encontrado em um único lugar do Rio Negro e no período da noite. A descoberta animou muito a comunidade científica para novos achados envolvendo espécies em miniaturas, que são favorecidas por águas pobres em minerais.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.