Confira 5 protestos completamente inusitados

31/07/2018 às 02:013 min de leitura

Além das manifestações de sempre — envolvendo multidões nas ruas e tropas de choque para conter os ânimos dos mais revoltosos —, também existem aquelas que acabam virando notícia por inovar em seu formato. Existem pelo mundo vários exemplos de pessoas — e até mesmo grupos inteiros — que resolveram fazer suas reivindicações de formas bem inusitadas. O pessoal do site mental_floss publicou uma matéria com alguns exemplos criativos, e nós aqui do Mega Curioso selecionamos os mais estranhos para você. Confira:

1 – O “luchador” sindical

Fonte da imagem: Reprodução/NBCNews

Montado em sua moto e vestido de luchador, o homem acima se lançou sozinho contra um grupo de policiais para protestar contra o fechamento da companhia pública de fornecimento de energia elétrica da Cidade do México. A planta abastecia boa parte da área metropolitana, e muitos trabalhadores perderam seus empregos. Além disso, a ação dos sindicatos em favor dos operários foi banida por decreto presidencial.

Tanto a motocicleta como a roupa do luchador estavam decoradas com motivos dos sindicatos e, depois de fazer várias manobras diante da companhia fechada, os oficiais que guardavam o local abriram fogo contra o manifestante mascarado com balas de borracha.

2 – Jatos de leite

A manifestação da qual vamos falar agora ocorreu em Bruxelas, e envolveu esguichar leite contra policiais e edifícios da cidade! O episódio contou com a participação de 3 mil fazendeiros europeus que se reuniram para protestar contra uma dramática redução no preço do produto. Aliás, como você pode ver na imagem a seguir, teve até quem espirrou leite diretamente das vacas contra integrantes da tropa de choque!

Fonte da imagem: Reprodução/The Daily Mail

3 – Calendários

Há alguns anos, a população de Leader, no Canadá, cansada de reclamar das péssimas condições das estradas, resolveu se reunir para fazer um calendário com fotografias dos moradores locais nus junto aos perigosos buracos das vias. Em uma das imagens — a que você pode ver abaixo —, um dos habitantes inclusive aparece em uma canoa dentro de uma das “crateras”! Não muito diferente de muitas estradas aqui no Brasil...

Fonte da imagem: Reprodução/Highway 32

O calendário foi um sucesso, e cerca de 3 mil unidades foram vendidas por US$ 20 (cerca de R$ 45) cada. Além disso, depois da ação o governo cedeu às reivindicações e reparou as estradas. Será que a iniciativa também funcionaria por aqui?

4 – Pombos gigantes

Fonte da imagem: Reprodução/The Washington Post

O que um bando de pombos gigantes — com mais de 2 metros de altura — estaria fazendo em uma movimentada rua de Londres? Protestando, oras! A manifestação foi organizada por uma agência de publicidade que parou o trânsito da região próxima à Trafalgar Square em favor de um antigo vendedor de comida para pássaros que atuava há muitos anos no local, mas que havia sido proibido pelas autoridades locais de continuar suas atividades.

5 – Manifestantes submersos

Fonte da imagem: Reprodução/Greenpeace

Os ativistas do Greenpeace estão sempre inovando no que diz respeito aos protestos, e um exemplo foi uma manifestação que ocorreu em 2010 na costa do México contra a emissão de gases de efeito estufa. Os organizadores colocaram inúmeras estátuas a 9 metros de profundidade, simbolizando a população afetada pelos efeitos do aumento do nível dos mares provocado pelo aquecimento global.

De acordo com um dos representantes da ONG, Brady Bradshaw, 100 milhões de pessoas em todo o planeta correm o risco de perder suas casas e até suas vidas devido ao avanço das águas, e com a instalação acima, a organização passou o seu recado, incentivando as nações a reduzir as emissões de carbono.

*Publicado originalmente em 25/11/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: