Artes/cultura
23/05/2016 às 11:26•2 min de leitura
Fãs normalmente cometem algumas loucuras por causa de seus ídolos. No sábado (21), a apresentadora Ana Hickmann sofreu uma tentativa de homicídio por não retribuir o amor de um homem obcecado por ela. Além dela, outros famosos também já sofreram por conta do fanatismo de alguns seguidores.
Porém, nem sempre a vítima é a personalidade em si: na Inglaterra, um homem foi preso por obrigar sua namorada a seguir uma rigorosa dieta fitness para ficar parecida com sua modelo favorita. A famosa em questão é a brasileira Gracyanne Barbosa, esposa do cantor Belo. A tortura física e psicológica durou mais de um ano.
Mohammed Anwaar obrigava a companheira a se alimentar apenas de atum e beterraba, além de mandar fotos das modelos que ele achasse que tinham um corpo melhor do que o dela. A maioria das imagens era de Gracyanne, a nova paixão de Anwaar.
Gemma Doherty era obrigada pelo namorado a ter o corpo igual ao de Gracyanne Barbosa
“Ele me tratava como um animal, quase como uma cobaia em um laboratório. Ele queria que eu tivesse o abdômen sarado e a bunda enorme – tipo a da Kim Kardashian. Sua modelo favorita era a Gracyanne Barbosa, e ele me fazia ver e praticar suas rotinas de exercícios. Se não as fizesse, ele me batia”, explicou Gemma ao Daily Mail.
Anwaar foi condenado, na semana passada, a pouco mais de 2 anos de prisão. Ele controlava toda a vida da namorada: o que ela podia assistir, vestir ou comer. Ela foi obrigada a ingerir 50 latas de atum por semana, além de correr todos os dias para ter o corpo idolatrado por ele – é preciso constar que Gemma, de 30 anos, já era mãe de dois filhos.
Além das provocações verbais, em agosto do ano passado Anwaar bateu em Gemma: primeiro ele quebrou seu iPhone e depois lhe desferiu tapas e pontapés, finalizando com um golpe mata-leão que a deixou inconsciente. Depois desse, outras cinco agressões físicas ocorreram – algumas em frente aos filhos de Gemma.
Mohammed Anwaar era obcecado por Gracyanne e queria que sua namorada virasse musa fitness
Em um dos ataques, Anwaar teria colocado uma faca no pescoço da namorada perguntando se ela não tinha medo de morrer. Enquanto isso, o filho mais novo dela, de 3 anos, estava escondido embaixo da cama, tremendo de pavor. A última agressão aconteceu em março deste ano e levou à denúncia de Gemma e à prisão de Anwaar.
Em depoimento, o homem confessou que chegou a pagar para que espionassem Gemma em seu ambiente de trabalho para saber se ela não estaria flertando com outros rapazes. Anwaar também disse que a obrigava a usar calças e blusas compridas para esconder os hematomas e, principalmente, não atrair olhares de outros homens.
Entre outros abusos, ela foi obrigada a andar de ônibus para que ele pudesse usar seu carro e também teve que usar pesadas roupas masculinas durante o verão. Gemma chegou a tentar suicídio com overdose de medicamentos.
Gemma pretende retomar sua vida após o assédio, mas ainda teme represálias da família do ex-namorado
No Brasil, você pode fazer uma denúncia anônima contra agressores de mulheres através da Central de Atendimento da Delegacia da Mulher. Basta ligar para o número 180. O serviço é gratuito e anônimo, funcionando 24 horas por dia.
***