Secador e chapinha: conheça os tipos e funções

19/09/2011 às 09:204 min de leitura

undefined

Cortes, estilos, cores e texturas de cabelo entram e saem de moda a cada temporada. No entanto, as fãs dos fios lisíssimos terão sempre seu lugar garantido, pois as madeixas com esse estilo estão sempre em alta.

Muitas mulheres já possuem os fios lisos e não precisam de muitos artifícios para deixá-los certinhos. Porém, a maioria necessita de dois grandes aliados para conseguir o efeito lisinho e brilhante: o secador e a chapinha. É com essa dupla que uma grande parte do público feminino convive em seus rituais de beleza diários: lavar, secar, escovar e dá-lhe chapinha!

undefined

Para acompanhar essa tendência de cabelos, que nunca sai de moda, o mercado lança a cada dia novos aparelhos com diferentes tecnologias que prometem, entre outras funções, alisar mais facilmente, proteger os fios e dar mais brilho a eles.

Você sabe qual a diferença entre eles e quais os benefícios que eles proporcionam aos fios? O TodaEla apresenta abaixo os principais estilos de secadores e chapinhas para você tirar as suas dúvidas e escolher o melhor aparelho para você ter os cabelos sempre lindos!

Secadores

  • Tamanho e peso: se você tem cabelos médios ou longos, escolha os modelos de secadores mais leves para não cansar os braços na hora da secagem e da escova. Os modelos mais leves e menores também são mais práticos para carregar em viagens. No entanto, geralmente, os modelos maiores, de estilo profissional, são os que possuem mais funções e que trazem mais benefícios os cabelos, além de serem mais potentes. Uma solução é ter um pequeno e mais simples para viagens (de preferência bivolt) e um grande para produções mais caprichadas.
  • Temperaturas: quando você faz escova no salão, já reparou que o cabeleireiro finaliza com um jato frio? Isso faz com que as escamas dos fios se fechem, evitando que eles fiquem arrepiados e proporcionando mais brilho. Os secadores mais profissionais possuem as opções de várias temperaturas. As mais altas são indicadas para modelar os cabelos com mais eficiência e as mais frias para a finalização e fixação do penteado.

undefined

  • Íons: atualmente, muitos secadores possuem a capacidade de emitir cargas de íons negativos para diminuir a eletricidade estática dos fios. Os íons negativos transformam a umidade externa em micropartículas de água que fecham as cutículas. A secagem fica muito mais rápida e a hidratação natural é mantida. Essa função também minimiza o arrepiado e fecha as cutículas dos cabelos, dando mais brilho e suavidade a eles.
  • Cerâmica: você pode encontrar alguns modelos que possuem a grade composta de cerâmica que, quando aquecida, emite raios infravermelhos que secam os fios mais rapidamente e os deixam mais hidratados. Além disso, quando associada aos íons negativos, é capaz de selar as cutículas e diminuir o frizz dos cabelos.
  • Infravermelho: além da cerâmica, alguns modelos podem vir com a função de emitir raios infravermelhos para deixar os fios mais brilhantes e hidratados. Essa função evita o ressecamento dos cabelos e potencializa a ação de produtos termoativados, deixando os fios muito mais lisos e modelados.
  • Turmalina: os secadores que são enriquecidos com a função desse mineral têm a capacidade de potencializar a ação dos íons negativos emitidos, diminuindo a eletricidade estática dos fios e deixando os cabelos mais saudáveis, macios e brilhantes. Além desses benefícios, a turmalina também purifica e revitaliza os fios.
  • Teflon: muito utilizado pelos profissionais, os modelos com teflon mantém a temperatura estável, mesmo quando muito aquecido. Essa qualidade proporciona um alisamento bastante eficiente dos fios.
  • Nanotecnologia de titânio: essa função presente em alguns modelos é capaz de reduzir a ação de fungos e bactérias presentes no ar. O jato de ar lançado por esses secadores é muito mais puro, resultando numa secagem mais saudável e higiênica.

Chapinhas

A chapinha promove um alisamento uniforme, deixando os cabelos superbrilhantes e suaves. Hoje, existem das mais simples (com preço mais acessível) até os modelos feitos com placas de cerâmica e que utilizam ainda tecnologias contendo emissão de íons ou infravermelho, turmalina e nanotecnologia. Ao usar a chapinha, é sempre importante destacar algumas regrinhas:

  1. Usá-la sempre com os cabelos limpos e já escovados, o que possibilita um melhor deslizamento do aparelho;
  2. Não usá-la em cabelos molhados;
  3. Aplicar um produto termoativador para potencializar o alisamento e proteger os fios;
  4. Fazer hidratação periódica nos cabelos para evitar a quebra e o ressecamento.

undefined

Confira abaixo os tipos de chapinha encontrados no mercado:

  • Tamanhos: as chapinhas mais estreitas são mais indicadas para quem possui os cabelos mais curtos ou para aplicar mais próxima à raiz dos fios. Os modelos mais largos são mais indicados para os cabelos longos e médios, pois alcançam uma maior faixa das mechas.
  • Íons: assim como os secadores que possuem essa tecnologia, as chapinhas com íons fecham as cutículas dos fios e mantêm a hidratação natural do cabelo, deixando-os mais brilhantes e macios. Além dessa função, os íons neutralizam a eletricidade dos fios e reduzem o frizz.
  • Cerâmica: as pranchas com as placas revestidas com cerâmica promovem um melhor deslizamento nos fios e são menos agressivas. Além disso, o revestimento de cerâmica permite que a temperatura fique estável por mais tempo, possibilitando um alisamento mais eficiente. Quando aquecido, esse material também libera raios infravermelhos que evitam o ressecamento dos fios e os deixam mais brilhantes.

undefined

  • Infravermelho: as chapinhas que emitem raios infravermelhos promovem fios mais brilhantes, macios, potencializando também a ação de produtos para a revitalização e hidratação dos cabelos.
  • Turmalina: esse mineral potencializa a ação dos íons negativos emitidos que, quando em contato com as cargas positivas dos fios, neutralizam a eletricidade e deixam os cabelos mais lisos e brilhantes.
  • Nanotecnologia de titânio: essa função deixa os aparelhos ainda mais eficientes, pois o titânio é um ótimo condutor de calor e mantém a temperatura estável. Além disso, as chapinhas com essa tecnologia proporcionam mais saúde aos fios, pois reduzem a ação de fungos, bactérias e radicais livres.
  • PTC: essa sigla significa “Positive Temperature Coefficient” e identifica um sistema de aquecimento rápido e constante do aparelho, com baixo consumo de energia.
  • LED: algumas chapinhas possuem até luzes de LED em sua estrutura. Essas luzes permitem a revitalização de fios danificados e ainda os purificam, devido à ação bactericida que elas possuem.
  • Nano Silver: as chapinhas com essa tecnologia emitem nanopartículas de prata com propriedades bactericidas e fungicidas que resultam em uma secagem mais pura e cabelos lisos com mais brilho e maciez.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: