Este fluxo de água é tão perfeito que merece uma explicação científica
1.053
Compartilhamentos

Este fluxo de água é tão perfeito que merece uma explicação científica

Último Vídeo

Sente na poltrona, relaxe e olhe para este fluxo de água tão perfeito, mas tão perfeito, que nem parece estar em movimento.

É tão agradável que poderíamos passar o dia inteiro olhando para toda esta água fluindo, mas por que fazer isso quando podemos nos perguntar a questão realmente importante: qual a explicação científica para que isso aconteça? Afinal, a água do chuveiro nunca sai perfeitinha assim. A resposta é bem interessante.

O evento ocorre por causa do fluxo laminar (ou escoamento laminar) e acontece quando o líquido está fluindo em baixa velocidade, com pouca agitação entre as diferentes camadas. A torneira do banheiro pode nos ajudar a entender isso. Se a abrirmos só um pouco, a água vai sair devagar e de forma parecida com a da imagem, mas basta aumentar a vazão que as bolhas e turbulências começam a aparecer.

No primeiro caso, a água provavelmente estava saindo do que parece ser uma piscina de plástico sem nada para atrapalhar o seu caminho. Por isso, a perturbação só acontece quando alguém coloca o dedo no meio.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.