NASA vai lançar satélite superleve desenvolvido por indiano de 18 anos

17/05/2017 às 12:502 min de leitura

Imagine que legal se você conseguisse desenvolver algo revolucionário e alguém importante se interessasse pelo seu invento! Pois, segundo Bec Crew, do site Science Alert, um indiano de apenas 18 anos de idade criou o menor satélite do mundo — pesando míseros 64 gramas! — e ninguém menos do que a NASA decidiu que vai lançar o equipamento ao espaço. Legal, né?

Olha o satélitezinho aí!

De acordo com Bec, o satélite foi desenvolvido por um rapaz chamado Rifath Sharook e, mesmo sendo diminuto e superleve, conta com um computador de bordo e oito sensores focados em medir a aceleração, rotação e a magnetosfera do nosso planeta. O equipamento será lançado no dia 21 de junho em uma missão cujo objetivo será testar a resistência da sua estrutura externa — que foi produzida por meio de uma impressora 3D.

Competição para jovens brilhantes

O satélite foi selecionado pela agência espacial durante uma competição chamada Cubes in Space (Cubos no Espaço, em tradução livre) da qual o indiano participou e a NASA era uma das patrocinadoras. O desafio dos participantes era o de desenvolver um dispositivo que coubesse no interior de um cubo de quatro metros, pudesse suportar um passeio básico pelo espaço e cujo peso não ultrapassasse os 64 gramas — e Sharook venceu o concurso.

Rifath Sharook

O equipamento foi batizado de KalamSat, em homenagem ao cientista nuclear indiano e ex-presidente do país Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam, e sua estrutura é feita de polímero de fibra de carbono reforçado. Quando for lançado, o satélite realizará um voo suborbital com duração de quatro horas, durante o qual permanecerá operacional e conectado com a Terra por 12 minutos em um ambiente de microgravidade.

Caso você tenha ficado curioso sobre a diferença entre realizar um voo suborbital e ser lançado em órbita, ela está em que, no primeiro caso, um objeto é enviado ao espaço em uma viagem de ida e volta, em vez de permanecer circulando ao redor do nosso planeta, como seria o segundo caso.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: