Agora você pode ver a Pedra de Roseta em todos os ângulos sem sair de casa
75
Compartilhamentos

Agora você pode ver a Pedra de Roseta em todos os ângulos sem sair de casa

Último Vídeo

Até 1822, os hieróglifos egípcios eram um enigma para História. Isso mudou com a compreensão da Pedra de Roseta, achada em 1799 no vilarejo de Rashid, a 80 km da antiga Alexandria. Esse artefato histórico está exposto no Museu Britânico, em Londres, mas você pode “fuçá-lo” de todos os ângulos no conforto de sua casa. Para saber mais sobre a história e a importância da Pedra de Roseta, clique aqui.

Com ajuda do site Sketchfab, agora é possível ver todos os detalhes desta que é uma das maiores relíquias da humanidade. E se você tiver um óculos de realidade virtual, fica ainda mais divertido de ver a peça como se estivesse na sua frente! 

A Pedra de Roseta é um fragmento de granodiorito, isto é, uma pedra negra semelhante ao granito. Ela contém textos bilíngues, em egípcio antigo e no “idioma do povo”, e permitiu que os historiadores conseguissem decifrar os hieróglifos.

O modelo 3D utilizou 228 fotografias em alta definição do artefato, sendo a primeira vez que ele passou por um escaneamento tridimensional. Além da Pedra de Roseta, o Museu Britânico também disponibilizou outros artefatos históricos nessa plataforma virtual, como um moai da Ilha de Páscoa e uma estátua do faraó Ramsés II. O passeio vale muitíssimo a pena!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.