Ciência
18/07/2017 às 10:04•1 min de leitura
Até 2008, muitos achavam que os cachalotes dormiam igual aos outros cetáceos, isto é, em estado de alerta, para que funções com a respiração nunca pararem. Entretanto, nesse ano um grupo de pesquisadores britânicos e japoneses encontrou alguns desses animais, comumente chamados de baleias, apesar de ser uma alcunha errada, totalmente apagados!
Foi só quando um dos barcos esbarrou acidentalmente em um dos cachalotes que o animal acordou e fez todos os outros despertarem e fugir! Esse caso fez reacender a discussão da forma como esses gigantes dos mares dormem, sugerindo que os cetáceos podem, sim, desligar ambos os hemisférios cerebrais durante o sono.
A ideia mais aceita, hoje em dia, é que de que os cetáceos “descansam” com um dos lados do cérebro em alerta a maior parte do tempo, com vários pequenos sonos ao longo do dia. Entretanto, em alguns poucos momentos, ambos os hemisférios cerebrais dos cachalotes desligam, sendo esse momento o sono verdadeiro, tornando-os os mamíferos com menos necessidade de sono na natureza.
O fotógrafo suíço Franco Banfi acompanhou um grupo de cachalotes nadando pela costa da Martinica, no Mar do Caribe, e conseguiu fazer registros impressionantes desses grandalhões dormindo iguais a bebezinhos. Confira:
1. Cachalotes dormindo na vertical
2. Animais flutuando na vertical completamente apagados
3. Você se aproximaria de gigantes dorminhocos?
4. Lindo, mas assustador
5. Tocou o despertador