5 personalidades históricas que foram alvo de pedidos de exumação

31/01/2019 às 04:322 min de leitura

1. Salvador Dalí

Nesta quinta-feira (20), o pintor espanhol passará por uma exumação para a coleta de DNA. A taróloga Maria Pilar Abel Martinez, de 61 anos, garante que é filha de Dalí e ganhou na Justiça o direito de ter o teste de paternidade realizado. O pintor está enterrado em um museu na cidade de Figueres, a 700 km de Madri, desde seu falecimento em 1989.

Dalí não deixou nenhum herdeiro, por isso, caso consiga provar sua origem, Maria Pilar poderá receber parte da herança, atualmente estimada em pouco mais de R$ 1 bilhão! Já imaginou se ela estiver certa?

2. Leonardo da Vinci

A História conta que um dos pintores mais famosos de todos os tempos faleceu de causas naturais em 1519, aos 67 anos. Porém, uma equipe de pesquisadores quer estudar os restos mortais de da Vinci para determinar a causa exata, além de reconstruir digitalmente o seu rosto.

Entretanto, existem alguns probleminhas nessa jornada: ele supostamente está sepultado na Capela de Saint-Hubert, no Castelo de Amboise, na França. Isso não é um consenso, já que seu primeiro jazigo foi destruído durante a Revolução Francesa. Enquanto as autoridades não liberam a exumação, alguns cientistas tentam extrair seu DNA de algumas obras.

3. William Shakespeare

“Livra-te, meu caro amigo, por amor de Jesus, de remexer na poeira encerrada aqui. Bendito seja o que evitar estas pedras, e maldito o que incomodar os meus ossos”. É com essas inscrições na lápide de seu jazigo eterno que Shakespeare tenta afastar os curiosos de remexerem em seus restos mortais.

Porém, uma equipe sul-africana tenta uma autorização para exumar o corpo do escritor, morto em 1616, aos 52 anos, depois de adquirir uma febre pelo excesso de bebidas. Os cientistas querem estudar hábitos alimentares, estilo de vida e até a suposição de que o dramaturgo curtia fumar maconha. Além disso, um radar analisou seu túmulo, na Capela de St. George, no Castelo de Windsor, na Inglaterra, e detectou que seu crânio provavelmente sumiu!

4. Napoleão Bonaparte

O famoso conquistador francês morreu em 1821, aos 51 anos, vítima de uma úlcera gástrica. Em 1840, ele sofreu a primeira exumação: seu corpo foi retirado das ilhas de Santa Helena, a costa da África, onde ele estava exilado quando morreu, e levado até o Palácio dos Inválidos, em Paris, onde estão sepultados diversos militares.

Entretanto, alguns pesquisadores acreditam que seu corpo, na verdade, foi escondido pelos britânicos para encobrir um assassinato! Napoleão teria sido envenenado, por isso os ingleses, que administravam as ilha de Santa Helena, teriam dado o corpo de um reles servente para as autoridades francesas enterrarem no Palácio dos Inválidos e teriam escondido os restos de Napoleão na Abadia de Westminster. Em 2002, um pedido de exumação foi negado.

5. Galileu Galilei

Galileu está enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença, na Itália, ao lado de outras personalidades históricas como Michelangelo, Maquiavel e Rossini. Ele morreu em 1642, aos 77 anos, em decorrência de problemas cardíacos.

Galileu foi um dos maiores astrônomos de todos os tempos, mas alguns pesquisadores querem exumar seu corpo para tentar entender se ele tinha algum problema de visão – um de seus erros mais famosos foi ter dito que Saturno não era um planeta redondo. Porém, o Vaticano precisa fazer a liberação desse processo, algo que, se acontecer, deve demorar.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: