Incrível: arco-íris de 360 graus é avistado em São Petersburgo
367
Compartilhamentos

Incrível: arco-íris de 360 graus é avistado em São Petersburgo

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Você sabia que, em determinadas circunstâncias, é possível ver arco-íris que formam circunferências completas, isto é, arcos com 360 graus? Conforme explicamos em uma matéria anterior aqui do Mega Curioso — que você pode conferir através deste link —, eles são produzidos exatamente da mesma maneira que os arco-íris convencionais, ou seja, quando a luz solar atinge as gotículas de água presentes na atmosfera, que, por sua vez, funcionam como um prisma.

Na verdade, temos que revelar um segredo sobre os arco-íris... eles são círculos, mas são vistos como semicírculos simplesmente porque nós os vemos não muito longe do nível do solo.  Sendo assim, os arcos que formam circunferências completas geralmente só podem ser avistados quando o observador se encontra em grandes altitudes. Esse é o caso do que aparece no vídeo que você pode ver a seguir, capturado em São Petersburgo, na Rússia. Veja:

De acordo com o pessoal do El País, as imagens foram capturadas a cerca de 450 metros de altura por um trabalhador que se encontrava no alto de um guindaste que está sendo usado na construção de um arranha-céu chamado Lakhta Center. E você, caro leitor, já tinha visto esses arco-íris — ou, ainda melhor, já teve a oportunidade de observar um desses com os próprios olhos?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.