NASA vai testar sistema que defende a Terra mais cedo que o esperado

31/07/2017 às 12:011 min de leitura

A NASA pretende testar um sistema de proteção planetária nos próximos meses. O sistema ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento e servirá para detectar, alterar e até destruir um meteoro em rota de colisão com a Terra. Porém, a capacidade de detecção desse sistema será testada em outubro, já que um asteroide passará "bem próximo" de nosso planeta.

De acordo com a própria Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, o asteroide 2012 TC4 vai se aproximar da Terra no dia 12 de outubro. É esperado que o TC4 tenha um tamanho entre 10 e metros e passe a uma distância de 6,8 mil quilômetros do Planeta Terra. A NASA está de olho neste asteroide desde 2012.

A Lua tem uma distância de 384 mil quilômetros da Terra. O TC4 terá um ponto de aproximação máximo de 6,8 mil km

"Os cientistas sempre apreciaram saber quando um asteroide passará próximo e em segurança pela Terra, porque eles podem fazer preparativos para coletar dados para caracterizar e aprender o máximo possível sobre isso", comentou Michael Kelley, cientista do programa e chefe da NASA na observação do TC4. "Desta vez, estamos adicionando outra camada de esforço para testar a rede mundial de detecção e rastreamento de asteroides, avaliando nossa capacidade de trabalharmos juntos na resposta para encontrar uma ameaça real de asteroides".

Para você ter uma noção da proximidade que o TC4 passará da Terra: são 6,8 mil quilômetros no ponto mais próximo, enquanto isso, a Lua tem uma distância de 384,4 mil quilômetros.

O braço responsável pela defesa da Terra, na NASA, se chama Planetary Defense Coordination Office (algo como Gabinete de Coordenação da Defesa Planetária) e você pode saber mais detalhes sobre o trabalho deles clicando aqui.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: