É assim que você veria a Grande Mancha Vermelha se pudesse voar sobre ela
262
Compartilhamentos

É assim que você veria a Grande Mancha Vermelha se pudesse voar sobre ela

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Se você se interessa sobre astronomia, então sabe o que é a Grande Mancha Vermelha, certo? Ela nada mais é do que uma das características mais marcantes de Júpiter — e consiste na maior tempestade do Sistema Solar, com 16 mil quilômetros de diâmetro e ventos que passam dos 600 km/h e atingem temperaturas que podem ultrapassar os 1,3 mil graus Célsius.

Pois, a sonda espacial Juno da NASA — que se encontra nas proximidades do gigante gasoso desde o ano passado — fez uma aproximação histórica da tempestade em julho (você pode conferir mais informações através deste link) e, além de coletar dados, aproveitou para capturar uma série de imagens inéditas da imensa mancha.

Agora, de acordo com Mike Wall, do site Space.com, a NASA divulgou uma versão editada que mostra como os olhos humanos veriam a Grande Mancha Vermelha — caso um de nós tivesse a oportunidade de poder sobrevoar sobre essa incrível tempestade. Veja o resultado com mais detalhes a seguir:

(NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Björn Jónsson)

Menos dramática do que algumas imagens da Grande Mancha Vermelha que já foram divulgadas anteriormente (confira na galeria abaixo), mas não por isso menos impressionante, você não acha? Afinal, não se esqueça de que o nosso planeta caberia com folga no interior da tempestade!

Mas, voltando à imagem divulgada agora — com as cores que o nossos olhos veriam —, ela foi capturada durante aquele sobrevoo histórico que a Juno fez em julho (no dia 10) e processada por um cara chamado Björn Jónsson com base em dados coletados pela nave não-tripulada.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.