Assistiu ao último episódio de Game of Thrones? Será que Jaime sobrevive?

10/08/2017 às 12:483 min de leitura

Se você é fã de "Game of Thrones" e não assistiu ao episódio que foi ao ar no último domingo — e que já tinha sido vazado por hackers —, fique avisado desde já que temos spoilers adiante! Pois bem, sem revelar detalhes demais nem contar tudo o que aconteceu durante a exibição, ao final da “ardente” e épica investida lançada por Daenerys Targaryen, enquanto ela atendia aos ferimentos de Drogon, vimos Jaime Lannister cavalgar furiosamente em direção à mãe dos dragões empunhando uma lança.

O imenso dragão, obviamente, não pensa duas vezes antes de cuspir uma labareda de fogo contra Jaime, mas, para a sorte dele, Bronn aparece no último momento, o derruba de seu cavalo e os dois caem em um lago.

Nesse momento, nós sabemos que Jaime sobrevive à baforejada calcinante de Drogon. Porém, a sequência da batalha entre as tropas de Lannister e as de Targaryen acaba com o cavaleiro afundando nas profundezas escuras do lago — e não sabemos se ele sairá ou não dessa com vida.

Afinal, não se esqueça de que, embora Jaime não esteja ferido nem tenha sofrido nenhuma queimadura aparente, ele está todo vestido com sua bela e elaborada armadura e tem apenas uma das mãos. Será que ele conseguirá nadar até a superfície e permanecer no seriado até a chegada dos caminhantes brancos ou terá sido esse o fim dele?

Será?

Bem, quando o assunto é a sobrevivência dos personagens de "Game of Thrones", nada é certo. Contudo, o pessoal do site Inverse decidiu colocar os miolos para funcionar e tentar descobrir se existe alguma possibilidade de Jaime ter sobrevivido à queda no lago. Eles concluíram que, para nadar até a superfície, o cavaleiro teria que se esforçar um bocado!

Para fazer os cálculos, a turminha do Inverse levou em consideração uma porção de variáveis, como o peso de uma armadura do século 12 — entre 15 e 25 quilos —, bem como da espada de Jaime (outro 1,5 kg) e o de Nikolaj Coster-Waldau (o ator que interpreta o personagem e que pesa por volta de 87 quilos).

Eles concluíram que Jaime teria pouco mais de 100 quilos — ou o equivalente a 1.110 mil Newtons de força gravitacional — puxando-o para o fundo do lago. E isso sem contar a mão dourada dele que, além de adicionar algo mais de peso ao corpo, não o ajudaria muito nas braçadas. Difícil, né?

Difícil, mas não impossível

Segundo o Inverse, na década de 50, a Marinha dos EUA realizou uma série de experimentos para determinar quais seriam os equipamentos e o peso adequados para que mergulhadores pudessem conduzir missões debaixo d’água. Os testes apontaram que 9 quilos era o ideal para que os militares navegassem sem problemas. Mas os estudos também demonstraram que bastava adicionar entre 9 e 18 kg a esse total para que os homens afundassem feito blocos de concreto e não conseguissem sair do lugar.

No caso de Jaime, estamos falando de mais de 100 quilos arrastando-o para o fundo do lago. Porém, de acordo com o pessoal do Inverse, o cavaleiro teria a flutuabilidade a seu favor, isto é, a força exercida na parte inferior de um objeto e que permite que ele se sustente dentro de um fluido, dependendo de quanto líquido esse objeto desloca. A densidade dos corpos humanos não é tão diferente da da água — e é por isso que conseguimos flutuar ao inflar os pulmões.

Pois, voltando aos cálculos, a turma do Inverse estimou que Jamie — com seus 87 quilos de peso corporal — contaria com 853 Newtons de força de flutuabilidade “empurrado” seu corpo de volta à superfície. Com isso, em vez dos 1.110 Newtons de força gravitacional originais puxando-o para o fundo, o cavaleiro teria que lutar contra “apenas” 257 Newtons.

O resto do peso (por volta de 25 quilos) viria da armadura e demais apetrechos de Jaime — que não o ajudariam muito por não contar com a vantagem da flutuabilidade. Mas, considerando que ele é um dos cavaleiros mais fortes e poderosos de Westeros, pelo menos matemática e fisicamente falando, existe sim a possibilidade de que ele consiga nadar do fundo lago até a superfície. No entanto, teremos que esperar para ver o que os produtores da série decidiram sobre isso. E você, caro leitor, tem algum palpite?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: