Por que ficamos de mau humor quando estamos com fome?

14/08/2017 às 08:472 min de leitura

É aquela coisa: na meia hora que antecede o almoço, é melhor que ninguém tente falar com você nem ouse fazer algum tipo de brincadeirinha, certo? Caso contrário, é tiro, porrada e bomba. Depois de limpar o prato, no entanto, tudo fica lindo e você volta a ser a pessoa razoável de sempre. Sabe como é, né... Quem é que não fica de mau humor quando a fome aperta?

A boa notícia é que isso é mesmo uma reação verdadeira do nosso corpo, e se você precisar se justificar da próxima vez que fechar a cara porque está com fome, pode dizer que essa carranca tem comprovação científica.

Isso acontece por causa da glicose, que depois de um tempo de jejum, acaba ficando mais baixa e nos complica em termos de concentração e humor, principalmente.

Quando nosso sangue tem níveis muito baixos de glicose, quem acaba ganhando espaço é o cortisol e a adrenalina, que são dois hormônios que imperam quando estamos estressados. Além deles, nosso cérebro é inundado por uma substância chamada neuropéptido Y, que aumenta nossa agressividade. Ou seja...

É treta!

Toda essa diferenciação química acaba nos fazendo explodir mesmo, diminuindo nossa paciência com as pessoas do trabalho, com os amigos e até com o mozão. Um estudo bem bizarro pediu para que casais fizessem uma espécie de vudu com seus pares, espetando bonecos que representavam a pessoa amada sempre que se sentissem irritados com ela.

Enquanto eram incentivados a competir com a pessoa amada e a ficar com raiva dela, os participantes tinham seus níveis de açúcar diminuídos. O resultado? Não deu outra: a treta foi implantada e os bonequinhos foram cada vez mais espetados.

Outra pesquisa, realizada há alguns anos, revelou que juízes tendem a ter menos piedade na hora de dar uma sentença nos horários que antecedem o almoço. Além da fome, isso pode ter a ver também com o fato de que casos mais simples são agendados para o período da manhã.

De qualquer forma, não há dúvidas de que a fome mexe com o nosso humor, e se você precisa conseguir a atenção e a simpatia de algum faminto, uma boa dica talvez seja chegar armado de um chocolatezinho.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: