A lua cheia pode atrapalhar o seu sono, mas o problema não é a claridade

01/09/2017 às 10:132 min de leitura

A Lua é um dos astros que mais inspiram artistas e apaixonados ao redor do mundo, principalmente quando está em sua fase cheia, porém muita gente reclama que a claridade – ou seriam fatores cósmicos? – atrapalha na hora de pegar no sono. Será que isso faz algum sentido científico?

Um estudo recente, publicado na revista Current Biology, contou com 33 voluntários com idades entre 20 e 74 anos que passaram pouco mais de três dias em um laboratório para analisar se a fase lunar tem algum efeito na hora de pregar os olhos. Foram analisados tanto os padrões de sono quanto os níveis hormonais dessas pessoas e concluiu-se que a lua cheia pode, sim, atrapalhar a hora de dormir.

O sono NREM, isto é, o estágio anterior ao sono profundo (REM), diminui em até 30% quando a Lua está em sua fase de maior claridade. Inclusive, dormir demora em média 5 minutos a mais do que em outras fases lunares, sendo que o tempo total de sono diminui em até 20 minutos – indicativos de que o astro pode mesmo influenciar em nossa qualidade de vida.

Vilã do sono

Mas não vá pensando que é a “luz” da Lua a principal vilã: o estudo foi feito em uma sala sem janelas, e os voluntários sequer sabiam que era o efeito astro noturno que seria analisado. Tudo isso para impedir que as pessoas deixassem, mesmo que involuntariamente, que suas convicções particulares sobre os efeitos do astro pudessem interferir no resultado.

A melatonina, hormônio responsável pela indução do sono e diretamente relacionado ao metabolismo do dia a dia, pode acabar tendo alguma influência da proximidade da Lua – algo já visto em alguns animais, principalmente marinhos. Acredita-se que essa relação seja um registro da evolução, já que o ciclo circadiano do homem primitivo tinha muita relação com os astros.

Ainda é preciso que sejam realizados mais estudos – e com mais voluntários – para ver qual é a real relação entre o sono e as fases da Lua. Outra pesquisa, feita com 205 britânicos, mostrou que a lua cheia pode ter uma influência maior nas mulheres, que tiveram seu 4º estágio do sono NREM e o sono REM diminuídos durante esse período, enquanto nos homens o período REM foi maior nesse ciclo lunar. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: