Drogas psicodélicas podem tornar o usuário mais ambientalista
674
Compartilhamentos

Drogas psicodélicas podem tornar o usuário mais ambientalista

Último Vídeo

Os riscos de usar drogas alucinógenas, como o LSD, a mescalina e o chá de cogumelo, são bastante conhecidos; porém, um novo estudo tenta mostrar outro lado dessa questão: usuários podem se tornar mais ambientalistas depois de consumirem essas substâncias!

A pesquisa foi publicada no Journal of Psychopharmacology e mostra que quem usa esse tipo de entorpecente costuma se sentir mais “ligado” à natureza e, por conta disso, mais propenso a defender o planeta em questões como a reciclagem e a emissão de carbono.

O estudo foi coordenado pelas Universidades de Yale, nos EUA, e de Innsbruck, na Áustria, e contou com quase 1,5 mil pessoas que assumiram ter tido algum tipo de contato com drogas – tanto as psicodélicas quanto as que não possuem essa característica. Como resultado, foi notada uma maior incidência de preocupação ambiental por quem usa (ou já usou) as substâncias psicodélicas.

Cogumelos alucinógenos

Apesar dessa conclusão, é importante ressaltar que não existe uma correlação, isto é, não é porque a pessoa é ambientalista que ela necessariamente é usuária de drogas. Também é preciso considerar que a análise foi através de autodeclarações – até que ponto as pessoas realmente foram sinceras nas respostas? Será que se mostraram preocupadas com o meio ambiente por esse ser um comportamento esperado das pessoas?

Mesmo assim, os pesquisadores querem continuar essas investigações para saber se esse tipo de entorpecente é capaz de mudar o posicionamento ambiental – e quem sabe outros – de seus usuários de maneira permanente. Quem sabe no futuro não possamos usar a psicodelia para conscientizar a população? Se for em níveis saudáveis, pode ser uma boa salvação para o planeta!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.