
Estilo de vida
21/09/2017 às 05:27•2 min de leitura
Olha só que coisa mais interessante: uma enigmática mensagem redigida em um código ininteligível há mais de 300 anos foi finalmente desvendada graças a um decodificador disponível na deep web. O mais fascinante da história toda é que o texto — composto por uma série de símbolos e letras — foi escrito por uma freira italiana chamada Maria Crocifissa della Concezione que supostamente estava possuída pelo Demônio.
De acordo com Rossella Lorenzi, do site Live Science, a mensagem foi escrita em agosto de 1676, quando Maria tinha 31 anos de idade e vivia em no convento Palma di Montechiaro, na Sicília. Segundo registros da época, a freira teria sido encontrada no chão de sua cela com o rosto coberto de tinta e segurando o tal texto. Ela também teria dito que a nota tinha sido escrita pelo Diabo — em uma tentativa de fazê-la se voltar contra Deus e adorar ao Capiroto.
A mensagem é composta por 14 linhas e foi decodificada por pesquisadores do Museu de Ciência de Ludum, na Sicília, com o uso de um programa de computador disponível na internet profunda. O time também analisou registros históricos sobre a vida da freira para descobrir mais a respeito da “possuída”, uma vez que, segundo o pessoal do museu, em casos de criptografia histórica, não se pode ignorar o perfil psicológico de quem criou a mensagem.
Mensagem satânica redigida por Maria Crocifissa della Concezione (Beata Corbera)
Os pesquisadores descobriram que o nome de batismo de Maria Crocifissa della Concezione era, na verdade, Isabella Tomasi, e que ela entrou para o convento aos 15 anos de idade. O time suspeitava que a mensagem parecia ter sido redigida em algum tipo de linguagem simplificada ou talvez em um código criado pela freira a partir de letras e palavras de alfabetos da antiguidade, como o arábico, rúnico e grego.
Para decodificar a mensagem, primeiro os pesquisadores do museu fizeram uma análise da repetição de sílabas e grafismos presentes no texto para identificar as vogais e, a partir daí, eles usaram um algoritmo para refinar a decodificação do conteúdo. Na realidade, o pessoal do museu esperava descobrir o significado de alguns símbolos soltos, nada que fizesse muito sentido.
No entanto, para a surpresa do time, a freira tinha um bom domínio sobre alfabetos antigos, o que permitiu que os pesquisadores encontrassem sentido nos fragmentos decodificados. Basicamente, o texto consiste em divagações e, portanto, algumas partes são incompreensíveis, mas, nele, Maria acusa a Santíssima Trindade — isto é, Deus definido como Pai, Filho e Espírito Santo — de serem “pesos mortos”.
Convento Palma di Montechiaro, na Sicília (Wikimedia Commons)
A freira fala ainda algo sobre Deus pensar que pode libertar os mortais, mas que o sistema não funciona para ninguém, e que talvez o Estige seja certo. Segundo os pesquisadores, na mitologia greco-romana, esse era o nome do rio que separava o mundo dos vivos do submundo.
Na época, a mensagem foi considerada pela Igreja como prova do embate da freira contra inúmeros espíritos do mal, e existem registros de que essas forças malignas teriam tentado obrigar a mulher a assinar a mensagem. Entretanto, ela teria conseguido se opor heroicamente às demandas dos espectros demoníacos e voltado para os braços do Senhor.
Já o pessoal do museu suspeita que a pobre religiosa provavelmente sofresse de esquizofrenia ou transtorno bipolar e, em breve, um estudo sobre seus achados será publicado em uma revista científica.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.