Bebês aprendem sobre perseverança ao ver o fracasso dos adultos

22/09/2017 às 13:392 min de leitura

Sabe quando você tenta abrir um vidro de azeitonas e sobre feito um condenado? A tarefa passa a ser uma questão de honra e você não desiste até conseguir cumpri-la. Apesar de ser frustrante, isso pode ser um grande aprendizado para bebês que presenciam a cena. Ao menos é isso que concluiu uma pesquisa publicada recentemente.

Os cientistas mostraram que bebês a partir dos 13 meses de idade são capazes de se inspirar em fracassos e superações dos adultos para também alcançar objetivos considerados por eles como inalcançáveis.

Para isso, as crianças precisavam resolver um pequeno desafio para ativar um brinquedo musical. Antes disso, algumas delas presenciavam adultos com problemas em solucionar tarefas simples, como retirar uma chave de um mosquetão, mas que apresentavam muita dificuldade para completá-la.

AdultoBebês aprendem com os adultos

Os bebês que assistiam à cena eram os que mais insistiam na resolução do enigma para ativar o brinquedo musical. Aqueles que só recebiam o brinquedo, mas não o estímulo da perseverança, eram os que mais abandonavam a tarefa nas primeiras tentativas frustradas de ligar a musiquinha.

Outros estudos anteriores já tinham mostrado que criança em idade escolar que se mostravam perseverantes em tarefas simples e rotineiras eram aquelas que tinham maior chance de se tornar bem-sucedidas academicamente. O problema era definir como e quando essa perseverança passava a ser aplicada pelos infantes.

O novo estudo foi feito pelos cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com o auxílio de 260 bebês, que possuíam entre 13 e 18 meses. Eles foram divididos em três grupos: os que viram adultos fracassando, os que viram adultos insistindo e completando a tarefa, e os que não viram adulto nenhum.

bebêsBebês insistem na tarefa ao ver a perseverança dos adultos

A encenação incluía tentar retirar a chave do mosquetão enquanto os adultos repetiam frases de autoincentivo durante a tarefa – sempre com cuidado para fazer contato visual com os bebês. Depois, eles ativavam um botão oculto em um caixa de brinquedo que tocava uma música, entregavam o objeto ao bebê e depois saíam da sala.

Uma ideia, segundo os pesquisadores, é incentivar os pais a resolver pequenos enigmas em casa para, dessa forma, estimular o comportamento perseverante de seus filhos. Ou seja, por mais que seja fácil abrir uma lata de azeitonas, que tal mostrar dificuldade e superação para seus filhos?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: