Você sabe o que são aquelas pintinhas que existem nas cascas das maçãs?

04/10/2017 às 06:571 min de leitura

Você certamente já deve ter reparado que as cascas das maçãs são cobertas por pintinhas, certo? Aliás, não são apenas essas frutas que contam com essa característica! As peras também contam com essas marquinhas, assim como as batatas — que não frutas, mas igualmente apresentam as bolinhas na casca. Mas, você tem ideia do que essas curiosas coisinhas são?

De acordo com Kate Horowitz, do site Mental_Floss, as tais pintinhas se chamam lencicelas e, ao contrário do que possa parecer, elas são extremamente importantes. Segundo Kate, basicamente, essas estruturas funcionam como “narinas” para as plantas e permitem que elas respirem.

Narizinhos

Veja, assim como os seres humanos precisam inspirar ar para, você sabe, sobreviver, as plantas também precisam. Mas, diferente de nós elas “inspiram” dióxido de carbono do ambiente e “expiram” oxigênio através das lenticelas — que nada mais são do que pequenas aberturinhas que existem nos caules, raízes e também em alguns frutos e que estão envolvidas na troca gasosa desses organismos com o meio. Conforme dissemos, as lenticelas são superimportantes!

Maçãs(Unsplash/Roberta Sorge)

Ainda segundo Kate, da mesma forma que as nossas vias respiratórias são portas de entrada para agentes patogênicos, as “narinas” das plantas também são e consistem em estruturas vulneráveis a infecções e doenças.

Um dos problemas que podem afetar as maçãs, por exemplo, é uma deficiência nutricional que torna as pintinhas enegrecidas e a região ao seu redor mais escura, como se a fruta estivesse com uma baita alergia. Você pode ver uma imagem a seguir que (possivelmente) mostra frutas com essa “doença”, mas sabia que, apesar de ela tornar os frutos feios, a qualidade da polpa geralmente não é afetada.

Maçãs manchadas(Unsplash/Emma Van Sant)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: